Equipe Educamundo
07/07/2016

Não perca + tempo: aprenda como ser disputado pelo mercado de trabalho

Todos que querem ser bem sucedidos devem ouvir a voz da sua consciência profissional

Qualquer um dos inúmeros gurus da motivação empresarial poderiam usar a frase acima. Mas e quanto a você? Você duvida da “voz da consciência profissional”? Então observe a seguinte situação:

A vida do profissional moderno dificilmente escapa destes fatores: trânsito, trabalho, vida social, tecnologia, internet, reuniões, família, filhos, religião, política, entretenimento, informação, planejamento e finanças. Mas, justamente no momento do lazer, ou no intervalo para o descontraído café na empresa, algo lhe desperta interiormente algumas questões: E aquele curso online que você queria fazer há dois anos? E as novidades na sua área, ficou sabendo?  Existem novas ferramentas, novos métodos, novas tendências para sua área, você já conhece? Com tantos compromissos e atividades, não é raro que muitos deixem essas decisões para depois.

Estes questionamentos levam a outras preocupações (longe de mim querer lhe causar alguma paranoia corporativa) mas admita, é inevitável pensar que há uma competição em andamento.  Pode não ser dentro da sua empresa, mas em algum lugar por aí, há alguém tomando a decisão de se atualizar na sua área de atuação, e acredite você não é o único profissional da área. Em algum momento, uma dessas pessoas poderá estar em uma situação de concorrência com você. E sejamos francos, a balança penderá para quem estiver mais bem preparado, ou seja, quem detiver o maior número de informação e conteúdo, certamente.

Pois essa, caros leitores, é a “voz da consciência profissional” (Leia essa frase ao som da  5ª Sinfonia de Beethoven ou outra música clássica de efeito).

Chega de Drama!

Peço desculpas por essa introdução dramática, fiz com a melhor das intenções. Pois a cada dia que passa, o mercado demonstra a necessidade de profissionais que vão além da formação acadêmica básica, e da busca por titulações apenas com a finalidade de manter-se empregados, ou conquistar bônus.  As empresas buscam, cada vez mais, profissionais que realmente agreguem valor às suas marcas e processos. Além disso, não é novidade para ninguém que a tecnologia mudou o mercado de trabalho, e a natureza das profissões em geral.  Estar atualizado na sua área é mais do que apenas um “plus” no currículo, é uma necessidade.

E diante de tantas opções e objeções disponíveis, estar atualizado torna-se também um grande desafio. O excesso de compromissos faz, por exemplo, com que a busca por cursos online seja uma prática comum para quem está com a agenda cheia. No entanto, a agenda não é o único fator a ser observado quando o profissional precisa se atualizar na sua área.

Existem detalhes importantes que devem ser observados na hora de escolher qual caminho seguir para sua atualização, vamos a eles:

Identifique Qual a Sua Necessidade

O primeiro passo é identificar qual a sua real necessidade de formação, por isso é bom atentar qual tipo de curso você pretende frequentar. Se você já for graduado, é provável que escolherá entre Atualização e Especialização. Veja quais são as diferenças entre essas duas modalidades.

  • Atualização

É comum haver confusão entre estes dois termos, mas trata-se de modos bem diferentes de capacitar-se. Atualização não é um curso formalizado, mas sim uma atitude profissional.  Quando resolver se atualizar, o profissional receberá informações recentes a respeito da sua área de atuação. Não há títulos provenientes destas formações, mas sim, certificações que o qualificam às ferramentas, métodos ou sistemas mais atuais em seu segmento. Apresentam-se no formato de cursos livres, cursos online, seminários, palestras, eventos, workshops etc.

  • Especialização

Já a Especialização é uma titulação Acadêmica de Pós-Graduação. É necessário frequentar um curso em uma universidade autorizada, concluir todos os processos já conhecidos daqueles que frequentaram as faculdades, para só então, após aprovado, obter o título de Especialista. Demanda, em média 2 anos de estudo. Esclarecida a questão dos termos, vamos ao segundo passo:

Que fatores considerar na hora de escolher sua atualização?

Se a sua intenção é se atualizar, é importante que um breve planejamento seja elaborado, considerando os seguintes fatores:

  • Conteúdo

Procure por conteúdos relevantes a sua área de atuação e que sejam realmente atualizados. Estudar Microsoft Excel 97, por exemplo, no caso de analistas, não será a melhor maneira de se aprender os novos conceitos e recursos do software. Se você está fazendo isso em pleno 2016, devo te dizer que você está fazendo isso errado.

Outra dica importante: passe longe de conteúdos genéricos, se o curso aborda de maneira superficial aquilo que você precisa aprender, então volte suas atenções a cursos com conteúdos mais específicos. Atente-se ao conteúdo programático. Afinal, a essa altura, o que você precisa é se atualizar e não reestudar um conteúdo que você já está cansado de saber.

  • Investimento

Não é preciso explicar muito esse fator, muitos de nós já ouvimos a máxima: “Formação não é gasto, é investimento”. A ideia de que o valor da informação é algo imensurável é muito bonita e verdadeira. O seu bolso, porém, não é uma fonte inesgotável de recursos, e neste sentido, um preço justo pelo conteúdo adequado deve ser levado em consideração.

  • Tempo

Algumas empresas dão aos seus funcionários algum tempo de licença atualização, principalmente no setor público. Mas na maioria das vezes, você terá de se atualizar sem deixar o trabalho - afinal, suas atribuições dentro da empresa não podem ser facilmente executadas por outras pessoas, caso contrário, você já estaria a procura de um novo emprego. Por isso, é importante que durante o período de atualização, seus estudos não interfiram em seu desempenho no trabalho.

Seu trabalho e sua família consomem demais o seu tempo, de forma que um curso presencial de atualização se tornaria uma missão impossível? Uma alternativa cada vez mais viável está em cursos online. Preparamos, inclusive, um artigo onde trazemos informações importantes para aqueles que precisam se atualizar para o mercado através do ensino à distância.

  • Leve a sério

De nada valerá seu esforço e seu investimento de tempo e dinheiro se você não levar o curso a sério. Já que você se propôs, então é hora de dobrar as mangas e assumir essa responsabilidade. Sua carreira depende disso.

Outras maneiras de um profissional se atualizar, é lançando mão, constantemente, de vários modais de informação no seu segmento. Cada um deles com características distintas:

  • Livros Específicos da Área

O mercado editorial corporativo dispõe de boas possibilidades para informar os profissionais de diversas áreas.  Neste modal, além de ser bom leitor, o profissional deverá se autodisciplinar a aplicar as informações no seu dia a dia. Geralmente, esses livros são publicados sob o formato de guias, e portanto, deverão ser consultados periodicamente.  Infelizmente, na maioria dos casos, muitas das informações se tornarão obsoletas em pouco tempo.

Outro aspecto que é característica dos livros corporativos é a linguagem, muitas vezes exageradamente acadêmica, de difícil leitura para um profissional que precisa de informação rápida e de qualidade.  É importante observar que, mesmo os bons leitores têm problemas quando se deparam com linguagens inadequadas à sua realidade, e dificilmente terminam o conteúdo ou conseguem aplica-lo corretamente.

  • Palestras

São boas ferramentas para empresas que desejam atualizar grupos de pessoas que atuam num mesmo segmento. Em geral são eventos de grande animação e motivação, que tendem a confraternizar os profissionais e, além das informações, dará novo ânimo às equipes.

Porém, elas estão enquadradas nos problemas relacionados ao conteúdo. Dúvidas e problemas pontuais não são respondidos em conteúdos direcionados para o coletivo. O assunto tratado tenderá a ser esquecido rapidamente e a liderança terá trabalho para aplica-lo no cotidiano da empresa.

Outra questão é o ambiente, que nestes casos não é o ideal para o aprendizado. Muitas pessoas reunidas, chefia presente, barulho e outros fatores de dispersão que certamente vão prejudicar a assimilação do conteúdo.

  • Convenções

Grandes Convenções com grandes celebridades de diversas áreas são uma mina de ouro. Principalmente para o turismo executivo que, por exemplo, em Porto Alegre movimentou mais de 180 milhões de reais em 2015. Viagens para hotéis luxuosos, palestras e eventos de confraternização.   

É possível que os especialistas e celebridades compartilhem com você seus cases e experiências mais relevantes. E aqui chegamos ao principal objetivo destes eventos: eles são ótimos para trocas de experiência com profissionais da área, network e relacionamento.  E não é assim tão fácil participar, pois geralmente as empresas enviam seus líderes ou os mais bem colocados colaboradores para estes eventos. Bancar do próprio bolso é uma possibilidade, certamente a mais cara.  

Não seria nada mal nos encontrarmos em Jurerê – SC, mas a verdade é que as convenções também estão enquadradas na questão do conteúdo, e no final das contas, acabam por ser mais úteis para as celebridades do segmento, para o mercado de turismo executivo, e, sem dúvida, para o Instagram.

Você já parou para pensar o porquê de tantos profissionais estarem se atualizando constantemente?

A economia e o mercado nunca foram tão pulsantes, variáveis e suscetíveis ao nível de conhecimento das organizações e das pessoas que nelas trabalham. Com isso, a busca pela melhor qualificação surge para destacar os que estão mais comprometidos. Eis alguns motivos pelos quais a busca de atualização constante aumentou consideravelmente nos últimos anos:

01 – Diferencial No Momento de Escolher Novos Líderes

As organizações modernas jamais fugirão de uma das regras de ouro dos Recursos Humanos: a meritocracia. Esta filosofia incorpora fatores de grande importância na formação do histórico do colaborador, juntamente com os famosos Indicadores de Desempenho. Conhecer os processos da organização, e estar qualificado para administrá-los será um fator de grande peso para a tomada de decisão dos gestores, sobre quem vai subir de cargo.

02 – Diferencial Para Os Líderes

Manter-se na liderança de equipes, setores ou organizações exige mais do que os atributos naturais do líder. As pessoas são dinâmicas, cheias de dúvidas e energia e exigem tomadas de decisões rápidas e satisfatórias. Administrar esse ambiente de muitos conflitos é essencial e um líder bem atualizado estará pronto para essas demandas.  

03 – Aperfeiçoamento Pessoal e Profissional

Uma característica marcante das pessoas que estão engajadas e comprometidas com suas escolhas, é “não ficar para trás” no sentido de estarem sempre abastecidas com informações e novidades do seu segmento de mercado. Ser um bom conhecedor do que se faz, certamente torna mais digno o trabalho e com resultados mais satisfatórios para o próprio profissional, sua empresa e seus clientes. Pense nisso.  E isso não serve somente para a área de negócios, artistas, líderes comunitários, ONG's, todos estão de alguma forma, empreendendo. Portanto, mais informação, mais possibilidades de realização em qualquer atividade. 

04 – A Atualização Como Diferencial Diante da Sua Concorrência

Executivos de primeiro escalão de grandes companhias estão em constante atualização, pois são praticamente obrigados, dada a responsabilidade e o valor das suas tomadas de decisões.  No entanto, apesar de muitos não perceberem, a mesma responsabilidade recai sobre os micro e pequenos empresários. O setor é responsável por 27% do PIB (Produto Interno Bruto), e estes empresários, com mais conhecimento nas suas áreas poderão fazer muito mais negócios e destacar-se num meio onde a concorrência é mais acirrada.

Vale lembrar que, na atual crise, a cada minuto uma empresa pequena ou média fecha as portas. Entre os fatores, está a falta de conhecimento da dinâmica do mundo dos negócios.

Tantos fatores e objetivos exigem que a busca de atualização nos mais diversos segmentos de mercado esteja alinhada de maneira adequada às inovações tecnológicas.  Atualização constante de conteúdo, linguagem direta e objetiva (livre do ranço acadêmico), caráter pessoal, objetividade, enfim tudo o que se almeja numa formação livre. Neste sentido a tecnologia utilizada nos cursos online atende plenamente essas necessidades, além de facilitar a logística, diminuir o investimento e ajustar o fator tempo à necessidade dos profissionais.

Mas nunca é demais lembrarmos que o sucesso destes cursos está vinculado diretamente ao comprometimento daqueles que os buscam. Mesmo com horários flexíveis, a dedicação, concentração e cumprimento das atividades propostas, são fundamentais para que hajam bons resultados. Afinal, eles foram preparados justamente com essa finalidade, permitir que você tome as rédeas da sua formação e saia atualizado, melhor informado e satisfeito com o que aprendeu. E de quebra, ainda vá para Jurerê, mas desta vez, para um merecido mês de descanso.

A “voz da consciência profissional” não existe, acabei de inventá-la. Mas o conhecimento sobre sua área é bem real, e certamente se tal voz existisse, diria: “A hora de se atualizar é agora, não espere voz nenhuma dizer o que você tem que fazer”. 

Vamos começar?

Tem tido dificuldades em atualizar-se na sua área? Comente e conte-nos sobre suas experiências. Aproveite e se cadastre no Educamundo, são mais de 1200 cursos online disponíveis a todos os matriculados.

Equipe Educamundo

.

amp_footer.blade
Quer receber todos os benefícios?

1.500 cursos por apenas R$ 79,90 (sem mensalidades).