Equipe Educamundo
21/06/2016

Cursos online: certificados online ou impressos?

Certificado é um documento que comprova a aquisição de novos conhecimentos e competências após a conclusão de um curso, workshop, seminário e outros. É o documento utilizado para fins diversos fins, como currículo, comprovação de atividades complementares na faculdade etc.

A quantidade de pessoas que tem optado por fazer cursos online cresce expressivamente a cada dia. Para alguns, somente o conhecimento está em jogo, mas para maioria, a conquista de um certificado é igualmente importante. Pensando nisso, sentimos a necessidade de trazer informações valiosas que poderão te ajudar a fazer a escolha certa na hora de solicitar sua certificação.

Não é possível ir muito longe quando falamos sobre os tipos de certificado em cursos online. As empresas e instituições brasileiras que trabalham com ensino à distância disponibilizam a certificação impressa e/ou o certificado online – aquele que fica disponível na tela do computador. Na maioria das vezes, fica a cargo do aluno optar por um, por outro ou até mesmo pelos dois.

Antes de falarmos mais sobre os dois tipos de certificações, é importante que você saiba quais informações seu certificado deve conter para que seja considerado válido por quem o recebe:

  • Nome completo do aluno;
  • Número de um documento oficial do aluno (CPF é a melhor opção);
  • Data de início e conclusão do curso;
  • Nota obtida na avaliação;
  • Modalidade do curso (aperfeiçoamento, atualização, capacitação);
  • Carga horária;
  • Nome e CNPJ da empresa ou instituição que ofereceu o curso;
  • Assinatura do diretor ou procurador;
  • Chave de segurança e/ou QR Code para atestar a autenticidade do certificado;
  • Conteúdo Programático (geralmente no verso).

Atente-se! Possivelmente os dados que constarão em seu certificado serão buscados do cadastro no portal ao qual você se matriculou. Cuidado com o mico, receber o certificado com aquele apelido do colégio poderá ser uma surpresa não muito agradável. Por esse motivo, é muito importante que suas informações como nome e CPF estejam corretamente preenchidas no site.

Qual a melhor opção?

  • O certificado digital – ou online – e impresso têm o mesmo valor. Inclusive, se considerarmos a onda crescente de conceitos como sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, as empresas devem estar seguindo um só caminho: optando pela versão online.

Ainda que as instituições ou empresas que ofertam cursos online, ofereçam ao aluno a possibilidade de entrega do certificado em casa. A certificação física nem de longe é a melhor opção. Um dos motivos é o aumento do investimento. Muitos lugares cobram verdadeiras fortunas apenas para imprimir e encaminhar os documentos.

Outro motivo para o certificado impresso não ser a melhor escolha, é o impacto que a indústria da celulose causa ao nosso planeta. Você sabia que para produzir uma tonelada de papel, são necessárias de duas a três vezes essa mesma quantidade em madeira? Além disso, o processo demanda água em abundância (mais do que qualquer outra atividade industrial) e muita energia. Atualmente, o processo de produção de papel está em 5º lugar na lista dos maiores consumidores de energia do globo. O impacto ainda é agravado pelo uso de produtos químicos altamente tóxicos, usados na separação e no branqueamento da celulose. O processo químico presente neste método representa alto risco à saúde humana e ao meio ambiente, afetando a qualidade da água, do solo e dos alimentos.

É claro que o papel é um objeto de valor inestimado e altamente importante na nossa sociedade, além disso, a indústria da celulose emprega milhões de pessoas mundo afora. No entanto, é necessário que pensemos a nossa relação com o consumo e de qual maneira podemos contribuir para diminuirmos os desperdícios do dia a dia. Portanto, a pergunta que devemos nos fazer é a seguinte: eu realmente preciso de mais um papel na minha gaveta ou pendurado em minha parede?

Não sei se você já reparou, mas tem algum tempo que caiu em desuso fixar diplomas e certificados profissionais na parede. Quem não se lembra de visitar um consultório médico, um escritório de advocacia ou até mesmo um salão de beleza e se deparar com aquele tanto de quadrinhos pendurados. Nada contra quem fixa seus certificados na parede, mas convenhamos, além do desperdício de papel, é um tanto brega manter aquele amontoado de “informes” no seu local de trabalho.

Tendo em vista que o certificado impresso não está na moda e definitivamente não é ecologicamente correto, é claro que a melhor opção está no certificado online. Com o aumento do número usuários na internet e a popularização dos equipamentos eletrônicos como os notebooks e os smartphones, tem se tornado cada vez mais raro os serviços que não podem ser realizados pela web. E tratando de cursos online, é praticamente regra que os certificados estejam disponíveis na tela do computador.

A receptividade por parte das empresas e órgãos públicos em receber a certificação online tem aumentado consideravelmente. Muitas empresas vêm tomando medidas para amenizar os efeitos provocados pelo desperdício, e uma delas trata da digitalização dos dados. Aqueles armários gigantescos cheios de gavetas, hoje dão lugar a potentes HDs, capazes de guardar milhões de dados de forma segura e em um espaço bem menor. Além de liberar espaço físico em suas dependências, as empresas contribuem para o meio ambiente ao receber e armazenar documentos de maneira digital.

Como estamos na era do “faça você mesmo”, infelizmente produzir e reproduzir falsificações é uma tarefa relativamente simples. Por isso, toda certificação que se preze precisa vir acompanhada de uma chave de segurança. É através dessa chave que as empresas poderão validar ou não seu certificado online. Tem sido cada vez mais comum a inserção do QR Code (aquele código de barras em formato quadrado) como método de validação. Portanto, é bom ficar atento aos portais que oferecem cursos online gratuitos, muitas vezes você poderá pagar um preço alto por um certificado sem validade.

É importante dizer que, uma vez que o tenha conquistado, o certificado é seu, independente se impresso ou online. Assim, as instituições EADs devem liberar o download do arquivo (geralmente em formato PDF) para seu computador, smartphone ou tablet.

Nossa dica: antes de solicitar o certificado impresso, verifique se a empresa, o órgão público ou a instituição em que você apresentará sua certificação aceita recebê-la online. O certificado online sempre estará a sua disposição, e com poucos cliques, você poderá enviá-lo a quem desejar. Lembre-se que com o arquivo salvo em seu computador você não precisará esperar pela entrega do documento na sua casa..

Então, depois do que dissemos, percebeu como pode ser benéfico a você e ao nosso planeta não acumular certificados sem serventia? Multiplique essa ideia, comente com seus amigos e familiares. Compartilhe esse artigo e colabore com o bem estar do planeta, a natureza agradece.

Equipe Educamundo

.

amp_footer.blade
Quer receber todos os benefícios?

1.500 cursos por apenas R$ 79,90 (sem mensalidades).