Equipe Educamundo
26/09/2016

Comunicação e Marketing: 10 cursos online para turbinar sua carreira

A Comunicação e o Marketing são áreas que estão em forte evidência, principalmente agora na era da Comunicação Digital. A busca por informação nestas áreas é crescente e constante, e vai desde cursos online que preparam e aperfeiçoam profissionais, até os cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e MBA que abordam, sob vários ângulos, esses dois setores importantíssimos para a vida e também para o mercado. 

Porque para a vida? A resposta é bem simples, a Comunicação e o Marketing estão ligados à praticamente todos os processos de inovação, de mudanças culturais, de maneiras de distribuir informação, e estão presentes cada vez com mais força no nosso cotidiano. Observe este exemplo: Há alguns anos as notícias não estavam nos nossos celulares, e não nos importávamos em andar 500 metros até a banca mais próxima para comprar um jornal e uma revista. A necessidade de estar bem informado nos faria fazer este trajeto sempre que necessário. Mas hoje, a mesma necessidade mostra que preferimos que a informação esteja nos nossos smartphones, tablets ou computadores. E conseguimos fazer com que isso tudo apareça até mesmo na televisão, na hora e no local em que consideramos mais adequado.

Neste exemplo, a Comunicação foi extremamente influenciada pela tecnologia, que se utilizou de poderosos métodos de Marketing para chegar ao patamar atual de aceitação e, claro, de consumo.

Atualmente, a maneira como nos comunicamos está intimamente ligada ao marketing. O que postamos nas redes sociais tem muito mais a ver com a maneira como queremos que as pessoas nos vejam, ou, no caso de empresas, como percebem nossos produtos e serviços, como leem nossos textos, e qual a reação que vão ter a partir disso. As redes sociais estão repletas de mensagens publicitárias que se repetem a cada instante de acordo com o que você comunica nelas.

Até mesmo a maneira como consumimos cultura mudou, e sempre a partir destes dois pilares. Vamos observar o exemplo das novelas, elas não são mais as mesmas. São mais rápidas e incisivas, e muitas vezes continuamos achando que estão lentas. Mas se assistirmos hoje um capítulo da novela Roque Santeiro, que passou na Rede Globo nos anos 80, veremos que os diálogos estão diferentes, a dinâmica dos episódios, a maquiagem, enfim tudo era feito pensando em quem assistia novela nos anos 80. Hoje tudo é feito pensando em nós, acostumados com a velocidade da internet, e portanto não dispomos de muita paciência para esperar uma trama se desenrolar lentamente sentados confortavelmente em um sofá.

A cultura digital utilizou-se da Comunicação e do Marketing para criar a sociedade globalizada que conhecemos hoje. Todas as nossas características culturais mais profundas são cada vez mais influenciadas por produtos, marcas, roupas e tendências de varias partes do planeta. E agora, você está pronto para lidar com tudo isso? É hora de saber mais sobre Comunicação, Marketing, Jornalismo e tudo mais. Nesta lista que preparamos para vocês estão os cursos online que vão fazer você dominar com excelência essas duas áreas. Vamos lá? 



1 – Marketing

Sem dúvida, uma das principais forças motrizes do mercado, ao mesmo tempo em que se revela como uma das ferramentas mais controversas, principalmente nos últimos 50 anos. O marketing tem se mostrado cada vez mais necessário, desde pequenos negócios a grandes organizações utilizam-se das técnicas mais avançadas de “mercadologia”.

Recentemente a profissão de “marqueteiro” ganhou negativamente a mídia nos casos de corrupção na política brasileira. Realmente, assim como muitas das grandes invenções não foram bem utilizadas na História, as técnicas e estratégias de Marketing também já tiveram seu uso corrompido. Mas também já se fez muito bem com as mesmas estratégias, e podemos citar qualquer grande nome da nossa História recente, como John F. Kennedy, Marting Luther King, Dalai Lama, João Paulo II, Ghandi e outros que sempre fizeram bom uso de ferramentas de marketing em suas trajetórias.

Muitos empreendedores iniciantes insistem na ideia equivocada de que as estratégias de marketing são somente úteis para grandes corporações. É muito justo dizer sim, que hoje elas são grandes porque usaram muitas das técnicas de marketing quando ainda eram pequenas. Já pararam para se perguntar o porquê da Coca-Cola, líder de mercado em vários seguimentos, ainda investir tanto em marketing? Simples, para que ela continue com a liderança. Temos a impressão, no exemplo da Coca-Cola, de que ela é imbatível, mas os números do mercado mostram que, mesmo sendo a número 1, o trabalho é árduo e o investimento no marketing é alto.

O Curso Online de Marketing traz informações de grande importância, para pequenos, médios e grandes empreendedores, prestadores de serviço, gestores públicos e muitos outros que queiram implementar boas ações de marketing nas suas organizações. Usando destas estratégias, o Marketing cumprirás sua missão: facilitar  a venda de produtos e serviços para um público consumidor cada dia mais exigente e ocupado, que precisa tomar uma decisão diante das infinitas possibilidades que a publicidade coloca à sua frente todos os dias.

2 – Relações Públicas

Muito requisitados, principalmente em época de eleição, os profissionais de Relações Públicas são determinantes para promover uma boa relação entre organizações e comunidades. No Curso Online Relações Públicas, você verá que está sob responsabilidade deste profissional, por exemplo, executar as ações de Responsabilidade Social da empresa. Qual o formato, quem será beneficiado, que tipo de impacto positivo haverá para a comunidade com a ação proposta, como será ligada a ação à imagem da empresa, enfim, uma série de fatores que compõe a relação da organização com a comunidade. As relações da empresa com a imprensa, a manutenção e atualização das redes sociais e a comunicação com os colaboradores também estão sob a responsabilidade deste profissional.

3 – Comunicação Social

O mundo está cada vez melhor informado. Mas de onde vem tudo isso? Alguém leva até você, de alguma maneira, através de algum meio, tudo o que você lê, assiste ou ouve. Este blog, assim como rádio, televisão, jornais, internet, publicidade em geral é parte do universo da Comunicação Social, formado por quem capta e distribui a informação sobre praticamente tudo no nosso cotidiano. No Curso Online Comunicação Social são abordadas as Teorias da Comunicação, os conceitos de jornalismo, a relação da comunicação com o marketing e as novas tecnologias de comunicação.

4 – Jornalismo na Atualidade

A profissão de jornalista mudou muito nas últimas décadas. Mais informação, mais dinâmica, público mais antenado, mais tecnologias à disposição. O profissional de jornalismo precisa se desdobrar para produzir boas matérias de relevância para seu público. Mas diante disso, também estão os fatores que fazem desta atividade muito visada pela sociedade, parte por causa da imensa responsabilidade destes profissionais em tratar dos vários temas do dia-a-dia. O Curso Online Jornalismo na Atualidade, abordará a ética no Jornalismo, os conceitos da área, o jornalismo online e suas características, e muitos outros conteúdos de grande relevância na vivência desta importantíssima profissão.

5 – Comunicação Esportiva

A comunicação esportiva é um segmento atraente, e com a realização da Olimpíada Rio 2016, a profissão teve mais visibilidade. Naturalmente os esportes olímpicos chamaram grande atenção da mídia nesse período, e esse pode se tornar um passo importante para a popularização da cobertura das modalidades esportivas que hoje possuem pouco espaço na TV e no rádio. O evento, certamente, abrirá mais portas para que a Comunicação Esportiva seja mais utilizada e de maneira a promover os esportes de maneira geral. No Curso Online Comunicação Esportiva você verá que essa atividade também é importante por abrir oportunidades para marcas que queiram apoiar os esportes, e também individualmente, os atletas. Você também terá conhecimento sobre as transmissões esportivas, história dos esportes, relação entre Esporte e Comunicação e muito mais.

6 – Operador de Telemarketing

Surpreso por este curso estar aqui? Pois saiba que os call centers estão entre as melhores formas das empresas se comunicarem com seus clientes. O Telemarketing é uma maneira de comunicar ao mesmo tempo em massa (grandes quantidades de ligações e contatos em pouco tempo) e de maneira direta com cada cliente ou potencial consumidor. As grandes organizações mantém neles uma estrutura de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) de maneira que essas informações coletadas vão ser usadas diretamente nas estratégias de Marketing, ou ainda para pesquisas e desenvolvimento. No Curso Online Operador de Telemarketing, você aprenderá como melhorar a sua linguagem, entonação de voz, postura e abordagem, além de conhecer aspectos gerais da profissão como o Código de Ética da Associação Brasileira de Telemarketing.  Além disso não podemos esquecer que este setor possui uma alta taxa de empregabilidade, com mais de 1,5 milhões de trabalhadores no Brasil. 

7 – Semiótica 

Você conhece a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois ela é muito verdadeira e comprovada, inclusive, cientificamente. Esta expressão é um bom exemplo de semiótica. A Semiótica estuda linguagem e comunicação não só através de textos ou expressões corporais, mas através de ambientes, design, filmes, fotos, quadros, ilustrações em geral. No Curso Online Semiótica, você verá que essa ciência, que remonta aos tempos da origem da filosofia pode se apresentar como muito mais que algumas teorias. É um conteúdo de grande valor para que você possa compreender os aspectos mais profundos das imagens e sinais e utilizá-los a seu favor na vida, na arte e no mercado de trabalho.

8 – Marketing Cultural

Você sabe o quanto sua marca pode ganhar estando relacionada à um projeto cultural? Muito, com certeza, e é por isso que este segmento atrai cada vez mais interessados em participar de um mercado que movimenta pelo menos 1,5 bilhão de reais, somente no que diz respeito à captação de recursos para a Lei Rouanet (em números de 2014). Seja como empresário, produtor cultural ou artista, o Curso Online Marketing Cultural é parada obrigatória para quem trilha os caminhos da relação entre a produção cultural e as empresas. Você vai aprender que nem tudo é Lei de Incentivo, pois existem várias possibilidades eficazes de realizar uma boa ação de marketing cultural, e assim criar uma relação de sucesso e harmonia entre artistas e marcas. O marketing cultural é para organizações de qualquer tamanho, e além de trazer muitos benefícios a empresa, ajuda a manter a produção cultural, sempre carente de recursos.

9 – Jornalismo Impresso

Há algum tempo, com a ascensão da mídia online, a comunicação impressa apresentou uma queda. Devido a isso, o fato é que o jornalismo impresso está passando por uma grande adaptação. Mesmo assim sua leitura ainda é frequente e constantemente veículos novos surgem, como os jornais regionais, revistas especializadas, tabloides de associações, entidades sindicais, informativos internos empresariais e muitos outros meios impressos que, certamente ainda durarão muito tempo. No Curso Online Jornalismo Impresso você terá acesso ao universo jornalístico e saberá: como é feito o jornal, a história do jornalismo impresso e seus elementos, e ainda conhecerá o manual de jornalismo, com as informações sobre os critérios e conceitos que norteiam a atividade jornalística, sua ética e sua importância no meio social.

10 – Marketing Pessoal

Certamente você já ouviu falar muitas vezes em Marketing Pessoal. É praticamente um pré requisito para qualquer um que pretenda alcançar os ambiciosos degraus da vida corporativa, política ou mesmo para quem apenas deseja ser bem relacionado, e manter uma imagem pública positiva. No Curso Online Marketing Pessoal, você perceberá que qualquer pessoa, independentemente da sua atividade, pode traçar e executar uma boa estratégia de Marketing Pessoal, com resultados importantes para sua profissão e também em outros setores da sua vida.

Especializar-se nas áreas de Comunicação e Marketing fará uma grande diferença. Você terá uma maior compreensão sobre como se comunicar na sua empresa, ou pessoalmente. Além disso, estes cursos online promovem uma grande análise sobre como você está se comunicando, se é a maneira adequada, ou ainda se está sendo utilizado o meio correto (mídia), e principalmente se o seu público está entendendo as mensagens. 

Com estas informações, certamente você, em breve, estará entre os que se comunicam com excelência, em qualquer ocasião. Bons comunicadores fazem diferença hoje em dia e fazem, também, muita falta. Por isso aproveite, faça sua inscrição no Educamundo 

Equipe Educamundo

.

amp_footer.blade
Quer receber todos os benefícios?

1.500 cursos por apenas R$ 79,90 (sem mensalidades).