O que define uma hard skill e como esse conceito pode estar ligado à gestão escolar na Educação Infantil?
Qualquer tipo de negócio ou prestação de serviços precisa de pessoas com as habilidades e competências necessárias ao cargo, sejam hard ou soft skills.
As instituições públicas, mesmo que não tenham um setor de RH alocado em seu espaço físico, devem contar com o setor administrativo e pedagógico para ajudar na gestão.
Mesmo assim, esses profissionais devem estar aptos e apresentar perfis que acompanhem as tendências em crescimento no mercado nos últimos anos, no que diz respeito às suas hard e soft skills.
Vamos nos aprofundar sobre o tema? Continue a leitura!
O que é uma hard skill?
Hard skill é uma competência técnica. É o tipo de habilidade que pode ser aprendida, por meio de cursos, treinamentos e qualquer outro tipo de atividade que envolva aprendizado.
Quando uma pessoa faz faculdade e se gradua em uma área específica, ela está adquirindo hard skills. Quando faz cursos online ou uma especialização, a mesma coisa.
Mas quais hard skills são necessárias para um gestor enfrentar os desafios da gestão escolar na Educação Infantil? Vamos saber agora!
Quais hard skills são fundamentais para um gestor escolar da Educação Infantil?
Uma hard skill envolve um determinado tipo de habilidade, mais técnica, conforme já dissemos.
Sendo assim, podemos listar como as principais atividades de um gestor escolar as seguintes:
-
conhecimento em informática e tecnologias: o uso do computador e de dispositivos móveis é fundamental para o desenvolvimento das atividades de gestão. Isso porque gerenciar significa trabalhar com planilhas, relatórios e vários outros tipos de documentos. Isso demanda conhecimento em editores de textos, de planilhas, de softwares de gestão, de CRM, além dos específicos escolares;
-
gestão de pessoas: a gestão escolar envolve não só os funcionários de uma escola, como também os alunos, a família e a comunidade. Ter essa habilidade é fundamental para ter um bom desempenho no cargo;
-
gestão de projetos: projetos, processos ou tarefas são as ações que determinam o bom andamento da instituição. E um dos papéis do gestor é conduzir esses processos de forma eficiente, para garantir que o planejamento estratégico da instituição seja realizado conforme definido;
-
habilidades em Marketing: outra hard skill importante, já que o marketing na Educação Infantil ajuda a trazer mais crianças em idade pré-escolar para as escolas e creches, sobretudo no setor privado (ou nas conveniadas com a administração pública).
Qual a importância e os desafios da gestão escolar na Educação infantil?
De acordo com o Censo Escolar 2021, realizado pelo INEP, o número de crianças matriculadas na Educação Infantil caiu 6% de 2019 a 2021, sendo 26% desse índice na rede privada.
Isso significa menos crianças em idade pré-escolar nas escolas. Considerando que a Educação Infantil é uma das fases mais importantes da vida de uma crianças, isso é um grande problema.
Em relação aos desafios, um dos principais na Educação Infantil é o entendimento de que a educação para crianças pequenas demandam medidas exclusivas e diferentes dos outros níveis de educação.
Alimentação, segurança, espaços de descanso, equipes preparadas são alguns tipos de fatores que devem ter atenção especial dos gestores. Além é claro, das atividades burocráticas inerentes à instituição.
Dessa forma, é possível entender a importância das hard skills na formação desse profissional administrativo que é o gestor escolar.
5 dicas para uma boa gestão escolar
Para ser eficiente, a gestão escolar deve engajar muitas frentes de ação, por isso a importância de o gestor ter várias hard skills.
Veja algumas dicas essenciais para assegurar uma boa gestão escolar.
1 - Integração com o pedagógico
Por mais que sejam áreas distintas, administrativo e pedagógico devem trabalhar juntos para garantir os bons resultados dos processos escolares.
Inclusive, porque algumas atividades, por sua natureza, exigem essa troca, como o planejamento de atividades que envolvam recursos, as análises de desempenho da equipe, dos alunos, entre outras.
2 - Administrativo organizado
A organização é uma das principais características que um bom gestor escolar deve ter. Aliás, essa característica sempre está entre as tendências de habilidades do profissional contemporâneo.
Afinal, ambiente desorganizado não gera resultados rápidos e ágeis e atrapalha todos os processos de uma instituição.
3 - Automatização de processos
A transformação digital é uma realidade e a educação não pode ficar fora disso. Quanto mais automatizados os processos, mais os gestores conseguem agilidade e mais produtividade, o que faz sobrar tempo para direcionar a atenção às estratégias e ações necessárias ao bom andamento da escola.
4 - Foco em resultados
A boa gestão de projetos faz com que gestores consigam focar nos resultados que querem alcançar. A própria automação proporciona isso. Significa mais tempo ao gestor para que ele busque esses resultados.
Exemplos são aumentar o número de alunos, aumentar o índice de satisfação das famílias, alcançar mais excelência na Educação Infantil etc.
Para finalizar, não esqueça do que falamos aqui: a importância da Educação Infantil, as dicas para uma boa gestão escolar, e, principalmente a importância de cada hard skill que você tem e que ainda vai adicionar ao seu currículo.