Equipe Educamundo
01/11/2019

Subdomínio e domínio da internet: diferença para SEO do site

Ao estudar SEO, uma dúvida muito frequente que surge a todos os envolvidos é sobre a compra do domínio.

Afinal de contas, pode parecer uma tarefa fácil, mas no momento em que chegamos ao registrador, o sistema nos informa uma quantidade gigantesca de extensões. São opções como o famoso .com, .com.br, .net, .org… a lista é extensa.

Outra dúvida que também surge é sobre o conceito de domínio, subdomínio, subdiretório e qual a melhor alternativa para a estratégia de SEO do seu site.

Neste artigo nós reunimos um conjunto de informações valiosíssimas sobre cada termo de modo que você, desenvolvedor, profissional de marketing ou curioso do tema, entenda tudo.

Domínios da internet e SEO: como fazer a melhor escolha?

Uma das coisas mais difíceis na vida é nomear coisas e isso inclui criar um nome de domínio.

Afinal de contas, se você já anda estudando alguns termos de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca), deve saber que só colocar qualquer nome vai dificultar bastante o seu trabalho na web.

Antigamente (antes das diversas atualizações do Google), utilizar a palavra chave exata do seu negócio era a garantia de visitas orgânicas para o seu site.

Por exemplo, se Maria queria vender bolos de chocolate em Fortaleza, bastava utilizar o domínio: bolosdechocolateemfortaleza.com.br que ela estaria entre os primeiros.

Acontece que a utilização desta técnica colocava lá no topo resultados de baixa qualidade, o que fez com que o Google revisse seu algoritmo e não desse tanta importância para o nome de domínio exato.

Hoje em dia, se Maria busca criar um site para vender seus bolos ela pode escolher qualquer uma das diversas opções de domínios da internet (como o .com, .net, .org, .club) e criar sua própria marca, um nome único (sem a necessidade da utilização de uma palavra chave exata).

Afinal de contas, utilizar a palavra chave ao lado de uma outra palavra, criando assim uma marca própria traz muito mais valor, inclusive em termos de SEO.

Mas afinal, o que é um domínio?

O domínio é um nome que vai identificar facilmente um endereço na internet. É através dele que pessoas comuns como nós, conseguimos acessar as informações presentes nos mais variados sites, sem a necessidade de memorizar números. Um exemplo de domínio é o de nosso portal: educamundo.com.br.

Subdomínio, subdiretório e domínio estacionado: o que é cada coisa?

Outra dúvida que ainda gera bastante discussão na comunidade SEO é sobre a utilização de subdomínio ou subdiretório no momento do gerenciamento de conteúdos no site.

Subdomínio é uma ramificação do domínio principal e vem sempre antes do nome do domínio. Por exemplo, o g1.globo.com possui como subdomínio, o site de notícias G1.

Já o subdiretório é uma pasta criada após o nome do domínio principal. Por exemplo, o educamundo.com.br/blog, é o subdiretório do site Educamundo.

Um domínio estacionado, por outro lado é um domínio que busca direcionar para o seu site.

Por exemplo, você pode comprar o domínio exemplo.com.br e o exemplo.com. O exemplo.com será o domínio estacionado e toda vez que alguém acessá-lo, será direcionado para o domínio principal, qual seja: o .com.br.

Subdomínios ou subdiretórios?

No caso do SEO, ainda há muitas controvérsias sobre o uso de subdomínios ou subdiretórios para incluir conteúdos. Entretanto, tudo vai depender da sua estratégia.

O certo é que atualmente o Google vê subdomínios como sites diferentes e é necessário criar uma estratégia de link building para cada subdomínio, algo que não necessita ser feito nos subdiretórios.

Entretanto, como o google relaciona mais de 200 fatores de classificação, afirmar que apenas um vai ajudar ou atrapalhar sua estratégia de SEO não é a coisa certa a fazer, porém, muitas empresas especializadas costumam orientar a criação de subdiretórios.

Aprenda mais sobre SEO com o nosso curso completo

Gostou do assunto e quer aprender mais sobre o tema? O Educamundo criou o Curso Online SEO para Programadores com um conteúdo bem completo.

Com ele, além de aprender aspectos básicos como o SEO on page e o SEO off page, você vai entender mais sobre as diversas técnicas avançadas.

Para ter acesso basta fazer o investimento de apenas R$ 79,90 uma única vez ao ano e acessar este e mais de 1200 opções em cursos online com certificado opcional do Pacote Master.

Não perca mais tempo, inscreva-se agora mesmo no maior portal de cursos online do país e destaque-se com um conhecimento diferenciado!

Equipe Educamundo

.

amp_footer.blade
Quer receber todos os benefícios?

1.500 cursos por apenas R$ 79,90 (sem mensalidades).