Seja por oportunidade ou necessidade, empreender na internet tem sido uma estratégia viável para quem procura novos rumos para a carreira. Ter um negócio próprio é o terceiro maior desejo do brasileiro, segundo o estudo Global Entrepeneurship Monitor. Com a facilidade para acessar a internet, por computadores ou dispositivos móveis, e de ter uma empresa legalizada hoje em dia, muita gente tem aproveitado para mudar de vida.
A alta do empreendedorismo representa uma transformação global da sociedade, que tem enxergado na web um potencial incrível para se fazer qualquer tipo de negócio. Da venda de produtos a serviços diversos, há muitas alternativas para quem quer empreender, ao mesmo tempo que existe muita concorrência. Por essas e outras que, para se destacar, é necessário o estudo aprofundado em um curso de empreendedorismo, que mostre todas as técnicas e conceitos - quanto mais você souber sobre como empreender, melhor.
O Curso Online Empreendedor Digital do portal Educamundo é uma boa sugestão de capacitação nesta área. Elaborado por um setor pedagógico dedicado, tal curso exibe um panorama completo sobre o mercado digital atual, as possibilidades para pessoas que desejam ingressar no segmento, técnicas consagradas, cases de sucesso, entre outros conteúdos.
Se você quer descobrir como ser empreendedor digital e se dar bem nessa empreitada, considere realizar este e demais cursos a distância relativos. Nós temos diversas opções para atualização e aperfeiçoamento em áreas como marketing, comunicação, administração e tecnologia, ideais para quem busca lições abrangentes e seguras para aplicar na prática em seus projetos profissionais.
O presente artigo, e claro, o curso de empreendedorismo digital que oferecemos por aqui, foram preparados para dar um up em seus conhecimentos sobre empreendedorismo na web. Acompanhe o texto do começo ao fim para conhecer tópicos essenciais e cursos online de excelência.
Plano de negócios: as etapas do empreendedorismo digital
Não dá mais para a imaginar a vida sem recursos como a internet. Ela provocou uma verdadeira revolução na forma como nos comunicamos, nos relacionamos e até compramos e vendemos bens e serviços. Há muito o que aproveitar desse advento para crescer na vida profissional e uma das melhores maneiras é se engajando em algum negócio digital.
Não podemos dizer que empreender na internet é algo fácil, tampouco que traz resultados rápidos. Com o acesso à rede crescendo cada vez mais, é preciso saber inovar, se reinventar e se manter atualizado quanto a questões práticas e conceituais. Todo detalhe é pouco para poder se diferenciar da concorrência e se manter estável neste amplo mercado.
Para não dar chance ao erro, nada melhor do que aproveitar conteúdos precisos de cartilhas, congressos e cursos online com certificado para empreender seguindo o passo a passo certeiro. No Educamundo, por exemplo, além do curso de empreendedorismo, você encontra uma capacitação sobre Como iniciar seu próprio negócio. É um ótimo começo para ter certeza de que você está indo pelo melhor caminho.
O insight, ou seja, a ideia, é o ponto de partida de um empreendimento na web. Depois, há muitos outros a serem considerados para alcançar o êxito nessa jornada. Descubra em nossos próximos tópicos, as etapas cruciais do empreendedorismo digital.
1 - Laboratório e pesquisa
Com a ideia fixa na cabeça, você deve iniciar uma intensa pesquisa sobre o nicho escolhido. É essencial que esse mercado seja direcionado a um certo perfil de consumidor, não sendo muito abrangente. Especialistas em publicidade e marketing digital dizem que, se você oferecer um produto/serviço que sirva para todo mundo, pode acabar não sendo funcional para ninguém, portanto, é primordial fazer esse direcionamento.
A pesquisa deve englobar tudo acerca do segmento, sobretudo quais empresas já atuam nele e os números relacionados ao investimento, o retorno e a procura dos consumidores. A partir desse estudo, deve ser feita a identificação do público-alvo - quem é que pode se interessar por aquilo que você está vendendo? Esse passo é indispensável para você elaborar seu plano e suas estratégias de negócios, que devem ainda conter respostas para as seguintes questões:
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É um negócio (produto ou serviço) original?
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Ele é uma necessidade para um nicho específico?
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Um grande número de pessoas seria beneficiado com sua ideia?
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Quais são os concorrentes diretos e indiretos e suas características?
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O projeto apresenta um bom potencial de lucro?
Com a ajuda de cursos a distância, você pode aprender a empreender com mais assertividade, colocando em prática os projetos que trarão bons resultados. Uma boa dica de aprendizagem nesse sentido é o Curso Online Plano de negócios, que traça uma sequência de ações para você seguir e se dar bem na hora de abrir uma empresa na web.
Esse planejamento estratégico vai sustentar o seu negócio como um todo. Ele vai dar diretrizes sobre onde você deve "pisar", quais são os possíveis riscos e como dar andamento a cada etapa do projeto. É uma boa dica de como empreender com segurança.
2 - Divulgação e vendas
Está seguro para entrar de cabeça no empreendedorismo digital? Chegou a hora então de buscar meios certos de fazer a divulgação de seu trabalho. Hoje em dia, a área mais requisitada para esse tipo de atividade, seja para pessoas físicas ou jurídicas, é a de marketing digital, que oferece estratégias incríveis para seu negócio se tornar conhecido.
Se você tem uma empresa física, como uma loja de rua, por exemplo, fará uma divulgação concentrada na região na qual atende. A disseminação pode ser feita tanto offline quanto no ambiente digital, porém, o público-alvo será aquele que tem facilidade de acesso ao empreendimento.
Agora, quando se trata de um e-commerce, a história é outra. Você aplicará todo o seu estudo - acerca das buyer personas (perfis traçados para representar o seu público), os produtos mais procurados, etc. - às ferramentas de marketing digital. Elas lhe ajudarão a impactar o maior número de pessoas, e o melhor: as pessoas certas. Esse tipo de marketing não impõe barreiras para a divulgação de conteúdo, conseguindo atingir consumidores das regiões que você desejar.
Há muitos instrumentos de marketing digital que potencializam resultados de diversos empreendimentos hoje em dia, das multinacionais às micro e pequenas empresas. Veja a seguir os principais deles, sendo que em um curso online você aprende mais detalhadamente:
Funil de marketing
Essa estratégia, muito explorada em cursos online sobre marketing, ajuda o empreendedor digital a identificar o grau de envolvimento que o cliente tem com sua marca. Cada segmento do funil mostrará um resultado, e a partir disso, você poderá elaborar planos de divulgação, de vendas e até prever o faturamento.
O primeiro estágio é o topo de funil, no qual o consumidor ainda não quer contratar seu serviço ou comprar seu produto, no entanto, tem interesse em saber algo relacionado a este nicho. A solução, neste caso, será identificar os anseios dele. É o que os profissionais de marketing chamam de "reconhecer qual é a dor do cliente".
O segundo, o meio do funil, consiste em trazer respostas para os questionamentos dos clientes. Uma boa ideia para atraí-los é disponibilizar uma seção no site direcionada para tirar dúvidas frequentes e um canal para receber outras que possam surgir. A pessoa se sentirá bem-recebida pela empresa e poderá voltar caso precise de seu serviço ou produto.
Já o terceiro, o fundo do funil, representa aquele cliente que já tem certeza do que precisa para solucionar o seu problema e está decidido a fechar negócio. Nesta hora, é imprescindível utilizar artifícios de persuasão, mostrando que a empresa possui um diferencial dentro do mercado e deixando bem claro o que ela oferece.
Inbound marketing
O inbound marketing é um dos recursos mais requisitados por empresas de todos os segmentos atualmente. Ele é conhecido por trazer resultados eficientes a longo prazo a partir da divulgação de conteúdos relevantes. Essa disseminação pode ser feita a partir de artigos de blogs, postagens nas redes sociais, e-books, infográficos, vídeos, entre outros materiais que se relacionem com o nicho da empresa.
Por meio do compartilhamento desse tipo de conteúdo, o empreendedor digital conseguirá atrair a atenção e conquistar a confiança do cliente de uma maneira sutil. Há quatro etapas utilizadas para alcançar os resultados esperados - atração, conversão, fechamento e fidelização - que podem ser aprendidas passo a passo em nosso curso online empreendedor digital.
Outra opção bacana para descobrir mais sobre estratégias inovadoras do mercado digital é o curso online específico sobre Marketing. Nele, você tem a chance de explorar conceitos atualizados, perfeitos para aplicar em e-commerces e demais empreendimentos online.
SEO
O SEO - Search Engine Optimization - é uma ferramenta para otimizar os conteúdos que você publicar, seja em um portal de vendas, de notícias, de vídeos, etc. Ele ajuda um artigo de seu blog, por exemplo, a ser facilmente encontrado pelos mecanismos de busca quando alguém digita uma palavra-chave que tenha relação com seu negócio.
Para cada tema que você quiser divulgar, é necessário definir algumas palavras-chave. Por exemplo, se você quer escrever um artigo sobre um modelo de tênis que vende em sua loja, deve pesquisar as keywords que tenham a ver com moda, calçados, marcas de tênis, entre outros. Assim, você conseguirá segmentar melhor o seu texto e aumentará as chances dele ser encontrado por clientes em potencial.
Social Media
Um tópico que também é abordado em qualquer curso de empreendedorismo bem estruturado é sobre a importância das mídias sociais nesse contexto. Bom, não é novidade para ninguém que os sites de relacionamento já dominam praticamente todas as classes sociais em boa parte do mundo.
Além de promover maior interação entre as pessoas, o Facebook, Twitter ou Instagram, para citar as maiores redes, têm hoje uma missão que envolve o empreendedorismo digital. Juntamente com outras estratégias de marketing, estes sites representam o ambiente perfeito para fazer divulgações a públicos certeiros, estreitar as relações cliente/empresa e oferecer um canal de comunicação muito mais dinâmico.
O Brasil possui uma alta taxa de engajamento através das redes sociais, tanto é que muitas pessoas aproveitam essas páginas como principal meio de ofertas de produtos e serviços, e até mesmo para exibir portfólios, que funcionam como ótimo chamariz. Sendo assim, podemos dizer que não há como ser empreendedor digital hoje em dia sem considerar uma mídia social sequer para a promoção de seu trabalho.
Estas são as táticas mais utilizadas por empresas focadas no universo digital. Há excelentes cursos a distância que podem ensinar as peculiaridades de cada etapa, como o "Estratégias de Negócios na Internet", essencial para qualquer empreendedor.
3 - Gestão de negócios
Quando o negócio já estiver funcionando, o empreendedor deverá se dedicar ao máximo às estratégias de gestão. Uma empresa no ramo digital precisa ter sua evolução acompanhada dia a dia, pois ela depende muito da interação popular, audiência e, consequentemente, das fidelizações através do marketing realizado.
Nosso curso de empreendedorismo digital se mostra uma boa opção para aprender tudo sobre o gerenciamento de seu negócio na internet, seja uma loja, uma agência ou outro tipo de plataforma. Neste curso online você verá como analisar todos os dados referentes ao seu faturamento, aos gastos, à mensuração de resultados e mudanças que precisam ser realizadas.
Para que sua gestão seja efetiva, é preciso se reinventar constantemente - é não deixar a "peteca cair", sabe? Cuide bem de seu negócio para que ele ofereça sempre os melhores serviços, tenha sempre os produtos em estoque e seja reconhecido por seu ótimo atendimento.
Nesse sentido, há muitos outros cursos online com certificado que disponibilizam conteúdos diversificados acerca da administração neste âmbito. Uma dica de estudo é o Curso Online Empreendedorismo, que propõe uma aprendizado completo para quem está envolvido com a abertura de seu primeiro negócio.
Atinja o sucesso com o curso de empreendedorismo
Percebeu como empreender na internet envolve diferentes técnicas? Todas elas podem ser aprendidas em nosso curso online empreendedor digital, de uma forma bem prática, econômica e eficaz. Afinal, nossa interface é totalmente virtual, o que permite ao aluno captar conhecimentos de onde estiver, por meio de computadores ou tablets com conexão à internet.
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Ah, e caso tenha interesse em se certificar, o portal dá a liberdade para você escolher os cursos online com certificado e a carga horária de cada um, que pode ter entre 5 e 420 horas. Esse processo é opcional, válido para quem deseja apresentar o documento em processos seletivos, provas de títulos de concursos (caso o edital permita) ou para preencher as atividades complementares na faculdade.
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