A escola tradicional e os métodos de ensino que a envolvem sempre tiveram seus desafios em educar.
Foi a partir desses desafios que Maria Montessori – uma educadora e médica italiana nascida em 1870 – buscou melhorar o desenvolvimento de crianças através de observações do ambiente ao qual ela estava inserida.
Foi com base nessas observações que surgiu o método Montessori, um recurso desenvolvido pela autora que tem como objetivo apresentar um caminho diferenciado para o ensino de crianças e jovens, levando em consideração todos os elementos indispensáveis para o seu pleno desenvolvimento.
Essa nova perspectiva de ensino desenvolvida naquela época é hoje considerada uma das melhores estratégias a se adotar pensado no pleno desenvolvimento da criança, tendo sua eficácia comprovada a cada novo artigo publicado.
Para ajudá-lo(a) a entender mais sobre o método Montessori, criamos esse artigo para debater alguns pontos importantes e esclarecer as dúvidas relacionadas a eles.
Prontos? Então vamos conhecê-los.
Entenda os principais tópicos do Método Montessori
Ponto 1: Quem foi Maria Montessori
Uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália e que difundiu uma nova forma de educar, divulgando um método baseado na autoeducação, diferente da abordagem tradicional presente em diversas escolas até os dias atuais.
Essa foi Maria Montessori, uma médica e educadora italiana que viu como crianças eram tratadas em instituições psiquiátricas e que resolveu mudar aquele cenário através da observação constante, utilizando a liberdade como a chave para o conhecimento.
Mas o que é o método e como ele funciona?
Ponto 2: Do que trata o Método Montessori e como ele funciona?
No método Montessori a criança deixa de ser um agente passivo e torna-se um agente ativo, assim como responsável pelo futuro da humanidade.
Dentre os princípios, o método montessoriano funda-se na individualidade e liberdade do aluno, desmistificando a ideia de que educação seja apenas um acúmulo de informações.
O aprendizado nesse caso seria guiado pelas próprias crianças tendo o professor o papel de acompanhar e detectar a forma como cada um reage aos novos estímulos.
Associando faixa etária a estágios de desenvolvimento, Montessori afirmara que em cada uma dessas etapas a criança passava para uma nova fase de descobertas, o que estimulava ainda mais a sua independência e responsabilidade.
Ponto 3: O que são métodos de ensino? O Montessori é um deles?
Métodos de ensino são ações ou caminhos utilizados em escolas por professores para o desenvolvimento de atividades que buscam um fim pré-estabelecido que pode ser a aprendizagem do aluno.
Existem diversos métodos de ensino, cada um com uma proposta diferente.
Quais os métodos de ensino utilizados na educação infantil?
- Método construtivista;
- Método tradicionalista;
- Método Waldorf;
- Método Montessoriano;
- Método Freinet.
Esses são considerados os principais métodos de ensino na educação infantil e que muitas vezes são ignorados pelos pais e mães no momento da escolha da escola do seu filho.
Conhecer cada um deles é entender como aquele ambiente trabalhará o desenvolvimento da criança.
Ponto 4: Método Waldorf x Montessori: quais as diferenças e relações?
Tanto o método Waldorf quanto o Montessoriano têm como objetivo melhorar a educação, oferecendo alternativas ao método de ensino tradicional que conhecemos.
Ambos fundados por pessoas comprometidas com esse propósito.
O primeiro, fundado por um filosofo conhecido como Rudolf Steiner, que diferente da segunda, não nomeia o método que construiu (muito distante do que se pensa, o “Waldorf” surge de “Waldorf Astoria” uma fábrica de cigarros que pediu a Steiner que cuidasse da educação de seus empregados).
O método Waldorf surge como uma estratégia educacional que se divide em três fases de 7 anos cada (0 a 7 – 7 a 14 e 14 a 21 anos) e se guia pela filosofia de que antes de formar alunos, é preciso formar seres humanos.
O método busca ainda desenvolver o âmbito corporal, anímico e espiritual dos jovens, buscando o pleno desenvolvimento do potencial de cada um.
Por outro lado, temos o método Montessoriano que se divide em fases chamadas de “planos de desenvolvimento”. São quatro planos no total, podendo-se utilizar o método até os 24 anos de idade.
O método Waldorf busca o desenvolvimento de quatro habilidades fundamentais, quais sejam: a espiritual, física, intelectual e artística, já o Montessori busca em cada um dos seus planos de desenvolvimento, a independência dos alunos em relação aos adultos.
Uma característica que faz parte do método Montessoriano e que o destaca dos demais é a disposição dos objetos. Na escola, as mesas e cadeiras são baixas enquanto que em casa, o berço é substituído por uma cama e esta fica no chão.
Além disso, os armários ficam na altura dos pequenos para que eles possam usar e guardar os brinquedos e utilizar o espaço conforme sua imaginação.
Passo bônus: aprofunde-se no estudo do método Montessori
O Waldorf e o Montessori são métodos educacionais que possuem estruturas complexas e precisam de uma atenção e estudo aprofundado dos educadores.
Em ambos, é preciso enxergar o ensino a cada jovem como uma nova forma de mostrar o mundo, florescendo em cada um habilidades únicas que são pouco exploradas em métodos de ensino tradicionais.
Por isso, educadores e profissionais que trabalham direta ou indiretamente no processo de ensino-aprendizagem precisam entender as técnicas utilizadas para só então aplicar nesses ambientes.
Além deles, qualquer pai ou mãe pode utilizá-los como guia de ensino dentro da sua casa, tornando todo ambiente frequentado pela criança adaptado para o método de ensino escolhido.
Mas para que isso aconteça, é preciso entender esses métodos.
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