Algumas carreiras conseguem oferecer uma gama de opções e excelentes chances de colocação no mercado de trabalho – a Administração é um exemplo. Para entender essa área, é preciso falar sobre a história da Administração e sua evolução, para assim, chegarmos à Administração como ela é hoje: um campo cheio de oportunidades.
O grande número de vagas nessa área pode ser explicado pela característica da ciência em direcionar profissionais para campos específicos como marketing, logística e outras. Também pela necessidade do meio empresarial em se manter competitivo e enfrentar os desafios do mundo dos negócios. Por isso, a área da Administração que terá nossa atenção hoje é a administração de empresas.
O mercado está bastante exigente com relação à formação dos profissionais, que devem dominar todos os aspectos importantes sobre administração de empresas. A geração Z, que está chegando ao mercado de trabalho agora, tende a imprimir um ritmo novo ao trabalho, segundo o artigo “A geração Z e o administrador de empresas: um novo perfil profissional”. Isso retrata um dos resultados da evolução da Administração ao longo das últimas décadas.
Muitos outros fatores influenciam na formação do administrador moderno. Vamos pontuar alguns neste artigo, começando pela história da Administração.
A história da Administração: um resumo da sua evolução e novas perspectivas
A história da Administração tem seus fundamentos nas eras clássicas, com nomes como Henry Ford, Henri Fayol e muitos outros nomes que se destacram por meio de suas contribuições para a evolução dessa ciência.
Agora precisamos falar da história da Administração em nosso tempo atual, com a era da informação e do conhecimento, globalização, sustentabilidade e responsabilidade social, quarta revolução industrial e a crescente onda de novos empreendimentos são exemplos de mudanças às quais as empresas precisaram e ainda precisam se adaptar.
Apesar de já estarem no caminho de mudanças, não conseguem acompanhar a dinâmica das inovações - a transformação digital está aí para comprovar. Acompanhar o ritmo frenético em que surgem as tendências é um dos grandes desafios da Administração após sua evolução meteórica, sobretudo no novo milênio, mas há outros, como veremos a seguir.
A Administração contemporânea e seus desafios
A Administração por ela mesma já apresenta circunstâncias incertas e desafiadoras.
A evolução da Administração nos coloca no cenário contemporâneo, cheio de desafios, que fazem com que as empresas batalhem para se manterem sólidas e competitivas. O resultado é uma conjuntura bastante complexa, com muitos problemas a resolver, os concorrentes para bater e muitas expectativas.
Tudo isso exige do administrador todo o conhecimento necessário sobre como administrar uma empresa, pautado por habilidades conceituais, humanas e técnicas – nada que bons cursos online não consigam proporcionar.
A administração de empresas e a gestão da informação
Se você se pergunta frequentemente sobre o que faz um administrador de empresas, saiba que entre tantas outras responsabilidades está a de gerir a informação e o conhecimento.
O novo milênio apresentou a informação como um recurso fundamental para que as empresas consigam atingir seus objetivos de competitividade, lucro, sustentabilidade e outros. A informação, aliás, é um dos principais ativos que a evolução da Administração introduziu no meio corporativo.
As companhias utilizam cada vez mais informações como fontes para o sucesso dos negócios - motivo que faz com que seja essencial a qualidade da informação, principalmente se ela vai direcionar a uma tomada de decisão.
Instrumentos essenciais e básicos para o processamento e fornecimento de informações, telecomunicações e computadores têm uma função decisiva nesse campo. O desenvolvimento desses aparatos busca atingir o máximo em entender a capacidade da mente humana, por meio de dados, informação, conhecimento e processamento dos mesmos.
Já a internet está presente nas empresas e na vida dos profissionais diariamente. Ela levou as organizações a outros patamares de funcionalidade, relações externas e estratégias competitivas com o comércio eletrônico e um novo comportamento dos consumidores, os serviços de suporte a clientes, citando alguns exemplos.
A internet e as tecnologias ligadas a ela, como as intranets, impactaram significativamente nas organizações e em sua gestão interna, principalmente no que diz respeito à valorização do seu capital humano intelectual.
Essas várias peças que se conectam entre si formam um tipo de informação que chamamos de conhecimento – geri-los de forma correta é um desafio e tanto, mas nada que se possa definir como "difícil", uma vez que temos todas as ferramentas necessárias para isso.
Inovações e tendências: o impacto das mudanças nas organizações
Pontos altos da história da Administração são as recoluções industrias. A Primeira Revolução Industrial, representada pela mecanizção, a Segunda Revolução Industrial, representada por inovações científicas e tecnológicas que ajudaram no desenvolvimento da indústria e a Terceira Revolução Industrial, marcada pelos avanços da tecnologias. No entanto, a história da Administração precisa continuar , não é mesmo? Isso nos leva ao próximo tópico.
A Quarta Revolução Industrial
A indústria, em particular, enfrenta um grande desafio, desencadeado pela era da informação. A tendência é chamada de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial e leva as indústrias a uma "sinuca de bico": não se adaptar pode representar perda de competitividade.
A indústria tradicional está sendo "invadida" pelas startups, que levam tecnologias para tornar as fábricas mais inteligentes e eficientes, otimizando processos e melhorando a qualidade dos produtos e a produtividade.
Os benefícios dessa profunda transformação não se limitam à produção industrial. A saúde é um exemplo dos segmentos que se beneficiarão fortemente com as máquinas e processos inteligentes.
O artigo “Quarta Revolução Industrial: os impactos na administração de empresas” mostra um panorama geral sobre esse tema.
Business Intelligence
Sistemas de informações passaram a significar questão de sobrevivência para as organizações. Isso coloca o Business Intelligence (BI) como um sistema fundamental para a coleta e análise de dados e a sua reversão em informações que ajudem a melhorar a experiência do cliente, entre outras coisas.
Neste post: “Business Intelligence: a análise de dados de inteligência nas empresas” você tem uma ideia exata da importância de um sistema de BI nas organizações.
Transformação Digital
A Transformação Digital coloca em xeque as organizações. Foi-se o tempo em que ter um site institucional, um blog e utilizar marketing de conteúdo para atrair e fidelizar clientes era colocar a empresa na era digital.
Não que esses elementos não sejam importantes, continuam sendo, mas fazem parte de um pacote maior, que representa a imersão total das organizações no mundo digital.
Este post: “Transformação digital: a preparação das empresas para a próxima década” dá a você a dimensão clara do que falamos. Tudo isso, é claro, vem por meio de novos modelos de gestão e de profissionais capacitados para implementá-los.
História da Administração: linha do tempo com evolução em 10 fatos importantes
-
3.000 a.C. - Na Mesopotânia, a civilização suméria começa com a escrituração de operações comerciais, e surgem os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais.
-
Século III a.C. – Em Roma, o exército romano é o modelo os dos séculos seguintes e influência para outros tipos de organizações.
-
Meados do Século XVIII – A Inglaterra é palco do início da revolução industrial.
-
1800 - A Inglaterra é pioneira em inovações administrativas, quando James Watt cria a fundição Soho, para fabricar locomotivas a vapor. Surgem elementos como a padronização do trabalho, salários de incentivos, previsão de vendas e planejamento da produção, contabilidade e auditoria e outros.
-
1881 – Nos Estados Unidos é fundada a primeira escola de Administração, por Joseph Wharton.
-
1910 – Na Alemanha, Max Weber desenvolve a teoria burocrática, que pauta processos administrativos até os dias atuais.
-
Década de 50 – Americanos introduzem o controle de qualidade no Japão, por meio de cursos.
-
Décadas de 60 e 70 – Inicia a utilização de computadores nas organizações, em escala global.
-
Décadas de 80 e 90 – A internet e a globalização iniciam mudanças profundas na sociedade e no mercado.
-
Terceiro Milênio – A era da informação, empreendedorismo, qualidade de vida no ambiente de trabalho, terceirização, preocupação com o meio ambiente e outros aspectos pautam os novos modelos de gestão.
Capacite-se em cursos online de Administração e outras áreas
Que tal acompanhar e evolução da Administração e começar sua capacitação pelo Curso Online Administração de Empresas, do Educamundo? O curso prepara profissionais e demais interessados para encarar o impacto das mudanças nas organizações e se tornar um profissional de referência na área e no mercado de trabalho.
Mas não pare por aí: conheça nossa diversidade de cursos online com certificado (opcional) que oferecemos. São mais de 1.500 opções, para ter acesso a todos eles e fazer quanto quiser durante um ano inteiro, você assina o Pacote Master. O investimento é de apenas R$ 79,90 e você pode começar a estudar assim que fizer a sua inscrição.
Aproveite para dar o plus que falta em sua carreira. Bons estudos!