Equipe Educamundo
27/11/2018

Historia do telemarketing: como e quando surgiu essa atividade?

As empresas de telemarketing no Brasil oferecem hoje uma porcentagem considerável das vagas de emprego disponíveis. Em 2016, foram mais de 27 mil vagas abertas em todo país.

O tema gera muita curiosidade, e várias pessoas acabam procurando por cursos online com certificado para entender mais como funciona esse setor tão importante para a economia brasileira.

Hoje, iremos entender melhor como surgiu o telemarketing, qual a história do call center e o que esses dois termos significam.

A história do telemarketing

Como surgiu o Telemarketing?

Segundo a história do telemarketing, essa atividade surgiu há muito tempo atrás, na Europa. Há relatos que, em 1880, em Berlim, um pasteleiro ligava para a sua rede de clientes cadastrados, a fim de oferecer pastel para os mesmos.

Com o tempo, o telemarketing foi se popularizando. Em 1950, as empresas americanas disponibilizam números de telefone em seus anúncios caso o consumidor tivesse alguma dúvida sobre o produto.

Já no Brasil, as famosas páginas amarelas designavam um número de telefone caso o consumidor quisesse fechar alguma venda ou comprar o produto anunciado.

O que é telemarketing?

O termo telemarketing significa marketing através do telefone, no qual a empresa oferece produtos, promove serviços e completa vendas para consumidores durante uma ligação. Hoje, a palavra também é associada a cobranças e a serviços de atendimento ao consumidor (SAC).

Como surgiu o Call Center?

Para entendermos como surgiu o call center, é preciso pensar que, com a popularização de uma nova tecnologia, alguns problemas que antes não eram identificados acabam surgindo, graças à grande demanda da população.

E foi exatamente isso que  aconteceu com o telefone. Com a popularização da invenção de Alexander Graham Bell, surgiram problemas na rede de telefonia, que não funcionava com total eficiência. Por causa disso, o dinamarquês Agner Erlang começou a estudar os problemas dessa nova tecnologia e suas possibilidades.

Com isso, ele criou a Fórmula de Erlang, que permite a construção de um sofisticado sistema de envio e recebimento de ligações e sistematizar uma grande rede de telefonia. Com o tempo, a fórmula foi aplicada por comerciantes e empresários, que passaram a utilizar o telefone como forma de contato com seus consumidores.

O que é Call Center?

Call Center, ou Central de Atendimento, é o setor da empresa destinado para resolver, solucionar ou esclarecer qualquer dúvida, problema ou questionamento que o consumidor possa ter em relação ao produto ou serviço prestado.

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Quais as primeiras empresas de telemarketing no Brasil?

Na década de 90, com a criação do Código de Defesa do Consumidor, por Itamar Franco, os call centers e os serviços de telemarketing para atendimento ao consumidor acabaram se popularizando cada vez mais.

As primeiras empresas a aderirem a estratégia do atendimento via telefone foram as filiais de multinacionais, operadoras de telefonia e empresas de cartão de crédito.

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