A pesquisa de mercado é um passo importante para uma empresa, com ela é possível determinar diversos aspectos do mercado consumidor e traçar estratégias que garantam o lucro do negócio.
Desta forma, as informações de mercado são determinantes para a ascensão da empresa e por isso precisam ser coletadas e analisadas de forma planejada.
Informações de mercado: como obter e analisar
Basicamente existem dois tipos de pesquisa para obter as informações de mercado necessárias, a pesquisa de mercado qualitativa e a pesquisa de mercado quantitativa.
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Pesquisa de mercado qualitativa: levanta informações mais subjetivas do público, nela os participantes são livres para expressar seu ponto de vista. O propósito deste tipo de pesquisa não é contabilizar resultados, mas entender o consumidor, suas preferências e seus comportamentos que levam ao consumo. Aqui o número de entrevistados tende a ser menor devido à complexidade requisitada em sua análise;
Aprenda mais sobre o assunto no conteúdo: Pesquisa de mercado qualitativa: quando e como fazer?
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Pesquisa de mercado quantitativa: neste tipo de pesquisa de mercado são obtidos dados numéricos e conclusivos, os quais objetivam a quantificação de algum elemento. Diferentemente da pesquisa qualitativa, a pesquisa quantitativa não deixa que o participante dê sua opinião e o número de entrevistados tendem a ser maior, além de que sua interpretação é mais fácil.
Aprofunde-se no assunto com o post "Pesquisa de mercado quantitativa é a melhor opção para a empresa?"
Para escolher o tipo de pesquisa de mercado que realizará tenham em mente quais são os objetivos que você deseja alcançar com ela. Além disso, cursos online podem expandir seus conhecimentos e tornar a decisão mais fácil.
Há ainda a possibilidade de contratar uma pesquisa de mercado, dado que existem diversas empresas de pesquisa de mercado no Brasil.
Para saber mais se essa é uma boa opção, você pode ler o conteúdo: Contratar uma empresa para sua pesquisa de mercado: quanto custa e vale a pena?
E se você se interessa pelo assunto e quer ter sua própria empresa de pesquisa de mercado faça agora o Curso Online Pesquisa de Mercado e aumente sua renda.
Definindo seu público-alvo
O primeiro passo para uma pesquisa de mercado é a definição do público alvo da empresa.
Mas afinal, o que é público-alvo? De forma sintetizada é o grupo especifico que compartilham um perfil semelhante e que estão dispostos a adquirir seu produto/serviço.
A definição do público, é na maioria dos casos, a primeira pesquisa de mercado realizada pela empresa, isso porque é a partir deste grupo seleto que as demais informações necessárias devem ser extraídas.
Aproveite e descubra como conhecer o público alvo de uma empresa com esse conteúdo incrível do nosso blog.
Pesquisa de dados de mercado: coleta e uso
Como o próprio nome sugere, a pesquisa de dados de mercado é de fato uma pesquisa, logo, precisa ser planejada minuciosamente, como acontece em trabalhos de natureza acadêmica.
Desta forma, em primeiro momento é necessário pensar no problema: o que você quer com a pesquisa de mercado, o que ela deve trazer para sua empresa?
Em seguida é necessário definir os objetivos que deseja atingir.
Uma dica é criar um objetivo geral e quatro ou cinco objetivos específicos. Assim, o objetivo geral é o que deseja com a pesquisa de mercado e os específicos uma espécie de passo a passo para atingir o objetivo geral.
Métodos de pesquisa de mercado: o que incluí?
Definido os objetivos é necessário pensar nos métodos de pesquisa de mercado, ou seja, a metodologia que será utilizada para coleta e interpretação de dados.
A metodologia inclui:
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Área de estudo: onde a pesquisa será realizada? Quais são as características geográficas e econômicas da região? (essas informações podem ser extraídas de bancos de dados como o Sidra, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE);
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Abrangência: quantas pessoas participarão de sua pesquisa? Quais são as características deste grupo?
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Métodos: deve ser escolhida a natureza da pesquisa (quantitativa ou qualitativa), que instrumento será utilizado para o levantamento das informações (questionários ou entrevistas), como será a aplicação dos questionários/entrevistas, qual será o método de análise e como os dados serão apresentados.
Todas as etapas da metodologia devem ser elaboradas com base em um referencial detalhado, ou seja, a chave é estudar e ver modelos de pesquisas de mercado que deram certo e que atingiram aos seus objetivos.
Ainda sobre os métodos de pesquisa de mercado, os mais comuns são: método científico, método fenomenológico e método dedutivo.
No método científico a base é pesquisas cientificas que pode ser adaptada para pesquisas de mercado.
O método fenomenológico inclui diversas interpretações para os dados coletados.
O método dedutivo parte das premissas dos problemas.
Coleta e análise de dados pesquisa de mercado
As formas com que os dados serão coletados e analisados estão relacionados ao objetivo da pesquisa e o que se deseja alcançar com ela, todos os passos da pesquisa de mercado devem estar na mesma direção, que é a obtenção de informações que trarão resultado para a empresa.
A análise de dados pesquisa de mercado deve ser realizada seguindo uma metodologia pré-estabelecida. Diz respeito à forma como os dados coletados serão interpretados e apresentados.
No momento da definição dos métodos, a coleta e a análise devem ser também definidas. A forma com que os dados serão analisados responderá a todas as perguntas feitas antes do inicio da pesquisa.
Com o avanço das tecnologias, existe uma infinidade de ferramentas que podem te ajudar em todo o processo da sua pesquisa de mercado, como as plataformas online, por exemplo.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Para fazer uma pesquisa de mercado é necessário planejamento e antes de coletar informações aperfeiçoar o processo, visando ter somente informações úteis ao negócio e não sobrecarregar de informações desnecessárias.
Para conseguir isso é interessante antes de iniciar, definir os objetivos, a metodologia, a coleta e a analise dos dados.
Também, iniciar a pesquisa com um pequeno grupo facilita resolver eventuais erros antes de implementar em grande escala.
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