Falar em inovação no setor público é inovar no discurso, mas não na prática. Afinal, todos sabemos que a máquina pública é movida por modelos tradicionais de gestão, metodologias e práticas administrativas. Não é assim?
Bem, não mais. Desde que o conceito de Nova Administração Pública começou a tomar forma, nos anos 90, o setor começou a ter um novo olhar sobre sua administração. E no que isso resultou? Continue a leitura e entenda!
Inovação no setor público: o começo de tudo
A década de 90 foi de grande evolução em vários campos. A Administração foi um dos que passou por profundas transformações. Qualidade Total, novas tecnologias, internet, globalização... esses foram alguns eventos que ganharam força na década e que mudaram relações de trabalho e hábitos de compras, por exemplo.
O consumidor começava a mudar sua forma de adquirir produtos e serviços. Assim, organizações precisaram se adaptar a esse novo perfil e mudar sua forma de relacionamento com esses consumidores.
Ora, se as pessoas estavam mudando e queriam qualidade em produtos e serviços, isso também se estendia ao atendimento e a outro setor: o público. Nesse setor não há consumidores, mas há o usuário-cidadão, que usufrui dos serviços públicos e é atendido por profissionais de áreas diversas na Administração Pública.
A inovação no setor público não aconteceu somente na qualidade do atendimento. Na verdade, o setor adota ferramentas, metodologias e práticas administrativas dos novos modelos de gestão da iniciativa privada em vários contextos, setores e processos.
É claro que adaptados ao contexto da gestão pública. Exemplos disso são: gestão de pessoas, compliance, business intelligence, gestão de riscos de TI, gestão de frotas, mapeamento e gestão de processos, dentre outros. Esses são, aliás, temas de cursos online de nosso portal.
O Educamundo entende que o setor público está comprometido em introduzir uma nova tecnologia ou encontrar uma forma diferente de prestar determinado serviço à sociedade e transformar para melhor seus processos. Entende também que os servidores precisam estar fortemente qualificados.
Por isso, o portal disponibiliza inúmeras opções para capacitação, atualização ou aperfeiçoamento de servidores públicos municipais, estaduais e federais.
Além dessas ferramentas que citamos e que são temas de nossos cursos, outras podem (e são) usadas para promover essa inovação, de modo que o setor público consiga acompanhar os outros setores da sociedade.
Veja outros exemplos a seguir.
Design Thinking
Design Thinking é um conceito que tem sido amplamente utilizado nos setores privado e público. De forma resumida, Design Thinkink é um conjunto de ideias que ajudam a solucionar problemas complexos.
No setor público, tem o objetivo de servir melhor as pessoas, pensar antes na experiência do usuário-cidadão e não no sistema e suas limitações, como era o modelo tradicional.
Há, inclusive, materiais desenvolvidos pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, com esse tema. O objetivo é ajudar nos desafios da gestão pública a fim de alcançar resultados satisfatórias e melhorar os inúmeros processos do setor.
Metodologias ágeis
Metodologias ágeis são todos os métodos que auxiliam no gerenciamento de processos e atividades.
Nas organizações públicas ajudam a otimizar o trabalho de setores ou equipes e fazê-los alcançar resultados como melhor experiência do usuário, além de ajudar a economizar recursos.
Um exemplo de metodologia ágil é o Kanban, que usa cartões para indicar os fluxos de produção ou trabalho. Foi esse método que inspirou ferramentas como o Trello, o MeisterTask, o Runrun.it e outros.
Governo Eletrônico
O governo eletrônico - ou e-gov - não é nenhuma novidade, mas sua implementação foi uma das maiores inovações na gestão pública.
O sistema promove a prestação de serviços online ao cidadão, assim como a disseminação de informações diversas sobre atividades do setor por meio de portais governamentais.
Esse sistema é importante em situações ordinárias, mas mostra todo seu potencial em situações extraordinárias, como a que vivemos desde março, de pandemia.
Há, inclusive, uma metodologia desenvolvida pelas Nações Unidas que mede a eficiência do governo eletrônico de todos os países membros da ONU. É avaliada a eficácia na prestação de serviços públicos.
Em 2018, o Brasil subiu sete posições e ficou em 44° lugar. Ou seja, nosso setor público está avançando na prestação de serviços à população.
Marketing e comunicação digital no setor público
A comunicação digital melhora tanto processos internos – entre equipes e setores - quanto nos externos - com os usuários.
Mas para isso, é preciso que o setor conte com estratégias eficientes. Mídias sociais, sites e blogs são excelentes ferramentas para trabalhar o marketing e a comunicação digital do setor público.
Entre os inúmeros benefícios, podemos citar:
-
mais transparência por parte das organizações públicas;
-
em ações realizadas pelo poder público há a possibilidade de ter mais presentes, além das que estão fisicamente;
-
facilita que o setor analise dados coletados da opinião pública.
Vendo essas informações, você pode perceber o quanto se tem inovado, mesmo que lentamente, no serviço público.
Ao servidor, cabe se capacitar e ficar por dentro de novidades que podem ajudar no desempenho de sua função no setor.
Por isso, muitos outros cursos são úteis em sua formação profissional. Exemplos:
-
Mídias Sociais; e outros.
Capacite-se no Educamundo
O Educamundo trabalha para ajudar você, servidor e futuro servidor público, em seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal.
Temos alguns diferenciais que nos destacam como referência em cursos online com certificado no mercado do ensino a distância.
Um deles é o investimento e a grande oferta de cursos: por apenas R$ 69,90 você tem acesso por um ano ao Pacote Master, que tem mais de 1.200 cursos.
Nosso portfólio conta com títulos que atendem às mais diversas necessidades, inclusive, alguns exemplos foram dados ao longo deste artigo.
Temos uma equipe dedicada à pesquisa de temas e materiais com conteúdos sólidos e atuais sobre os temas dos cursos. Ou seja, trabalhamos diariamente pensando em sua carreira!
Não deixe passar a oportunidade de se capacitar e se preparar para cenários desafiadores e disruptivos, até mesmo para a Administração Pública.
Matricule-se agora mesmo e comece a sua jornada de conhecimentos.
Aproveite e baixe este e-book: