Marketing multinível é um dos tipos de marketing, que trabalha com venda direta. Também conhecido como marketing de rede, ele incentiva o vendedor a criar uma rede de revendedores, em que todos recebem comissão pelos produtos vendidos. É comumente confundido com pirâmide financeira.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), milhões de brasileiros investem em vendas diretas e fazem do sistema de marketing multinível sua principal fonte de ganhos. Seja por meio de um trabalho autônomo ou como complemento de renda, o marketing multinível (MMN) - ou marketing de rede - cresce a passos largos no país mesmo associado a muitas polêmicas.
O "xis da questão" é que a desinformação confunde as pessoas e cria ideias que não fazem sentido, como a confusão de marketing multinível com pirâmide financeira. Embora pareça a mesma coisa, há muita diferença de um esquema para o outro. Logo, é essencial saber as características de cada sistema e a partir daí verificar se é interessante investir no MMN e seus objetivos.
Altamente procurado e destacado por muitos consultores, esse ramo do marketing está presente em diversos materiais de apoio aos iniciantes. Aqui no Educamundo, por exemplo, preparamos um curso online completo que explana todas as características do marketing multinível no Brasil e no mundo.
Assim, com o Curso Online Marketing Multinível e outros cursos a distância similares você desvenda tudo sobre essa área e tira todas as suas dúvidas. Essa é a base para nosso artigo, uma pequena amostra do assunto que pode ser aprofundado com esse conteúdo excelente. Entenda de vez o que é marketing multinível, surpreenda-se com casos famosos e saiba como funciona na prática.
Marketing Multinível x Pirâmide Financeira
O marketing multinível no Brasil está cada vez mais em ascensão. A ABEVD estima que esse mercado movimente mais de 40 bilhões de reais anualmente, número que faz do país o quarto colocado no ranking mundial – atrás de Estados Unidos, China e Japão. Embora sejam dados animadores, o marketing de rede ainda enfrenta alguns percalços, e o principal é a associação com pirâmide financeira.
Mas, então, o que é marketing multinível e qual a diferença para pirâmide, um sistema que é considerado ilegal? Bom, qualquer tipo de pirâmide é considerado crime contra a economia popular no Brasil e qualquer empresa deve ser denunciada. Tal esquema só visa a arrecadação de dinheiro de modo "fácil" e não tem foco em vendas, ao contrário do MMN, que visa estimular as vendas diretas de produtos por meio de consultores, no contato cara a cara com o cliente – seja porta a porta, em eventos, online e com variadas estratégias.
Assim, o processo fica mais rápido: o produto não precisa passar por uma distribuidora, há possibilidade de negociações, as condições de pagamento são melhores e o consumidor pode tirar suas dúvidas diretamente com o vendedor. Logo, quanto mais o colaborador se esforça, conquista bons ganhos e usufrui dos benefícios do plano de compensação da empresa - que pode ser uma comissão em dinheiro, estímulo à liderança, descontos, entre outros.
Uma empresa responsável de marketing de rede sempre dará um bom suporte para seus consultores, com treinamentos frequente e uma ampla gama de materiais que ficam a sua disposição. É essencial que ele saiba tudo sobre a corporação e tenha amplo conhecimento sobre o que representa. Já nos processos piramidais não há o mínimo interesse nesses procedimentos. Os produtos são usados como fachada, já que o objetivo principal é recrutar novas pessoas à rede para renovar o sistema – o mesmo acontece com o que chamam atualmente de mandala financeira.
Quanto mais gente entra nesses esquemas, maior o lucro obtido por quem está no topo. A questão é que, com o tempo, a pirâmide não consegue mais se sustentar. Se a base não consegue recrutar mais ninguém, o fluxo de capital acaba. Assim, somente quem está acima dos demais conseguiu ganhar muito dinheiro e quem ficou embaixo tem prejuízo. Por outro lado, no MMN o que garante a circulação do capital são as vendas: a pessoa terá bons rendimentos de acordo com seus méritos, por isso é necessário trabalhar duro para fazer muitas transações.
Por fim, outra informação crucial para saber o que é marketing multinível e o que é pirâmide é pesquisar tanto no site da ABEVD quanto em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. Nessas fontes há muitos dados e toda a legislação que tipifica as empresas e, caso alguma use o marketing de rede para mascarar e fazer pirâmide financeira, cabe denunciar aos responsáveis ou à delegacia mais próxima.
A própria Comissão Federal do Comércio dos EUA – país líder em MMN – fortalece que os interessados devem saber tudo sobre o trabalho realizado pela empresa antes de investir no sistema de marketing multinível. O alerta básico é se atentar à abordagem: se tem base nas vendas, é legal. Se foca somente no número de pessoas recrutadas, provavelmente é pirâmide.
É fundamental esclarecer essa diferença para fazer a separação correta do marketing de rede em relação a esses esquemas fraudulentos e surreais. Afinal, qualquer proposta que visa o ganho rápido de dinheiro não faz sentido, se fosse assim todo mundo estaria investindo nessa fórmula mágica. Não confie em tudo que vê na internet e em outros canais, sempre pesquise, argumente e informe-se o máximo possível com um curso online relativo.
Para mostrar tudo sobre o marketing multinível no Brasil, os cursos online do Educamundo apresentam conteúdos completos sobre o tema para os alunos se atualizarem sempre.
Sistema de treinamentos
Uma das preocupações gerais de todo sistema de marketing multinível é com o treinamento de seus colaboradores. É primordial que os iniciantes tenham um amplo suporte para estudarem e entenderem como cada produto funciona, para que assim consigam fazer boas vendas. Imagine se você é representante Jequiti e não tem a menor ideia de como funciona um creme corporal? Fica impossível convencer o cliente de que o produto é bom para suas necessidades.
Além de contar com os materiais da empresa, é imprescindível que o consultor busque outras fontes também, ainda mais aqueles que desejam criar sua própria rede. Noções de liderança, técnicas de vendas e persuasão, apresentação e oratória são alguns métodos que precisam ser trabalhados frequentemente.
Cursos online com certificado são boas opções para esses objetivos, já que podem ser acessados em qualquer hora e local, de acordo com a rotina do aluno. Também não precisa fazer grandes investimentos: há cursos a distância excelentes de instituições renomadas que ficam a sua disposição por até um ano – como é o caso das opções do Educamundo.
Estabelecendo metas
Para se destacar no marketing multinível é inerente pensar em metas. A principal delas remete às variáveis de vendas: número de produtos vendidos, ticket médio, clientes fidelizados, entre outras. Como já dissemos, seu sucesso nesse esquema dependerá apenas da dedicação em fazer inúmeras negociações, com benefícios dependendo das regras de cada empresa.
O recrutamento de colaboradores pode render vantagens de acordo com a política da organização, algumas oferecem comissão e outras permitem que a criação de sua própria rede de consultores. É válido destacar que estamos tratando do MMN de modo geral, já que cada empresa tem autonomia para estabelecer suas normas – desde que estejam de acordo com a legislação e não tenham característica de pirâmide.
No Curso Online Marketing Multinível você confere todos os detalhes pertinentes a essa área e se prepara para todos os desafios. Nada melhor que entender todo o sistema para saber se é ou não uma boa proposta para seus planos profissionais.
Valores de um bom vendedor
Já que para ter sucesso no marketing multinível no Brasil é necessário vender, encantar e fidelizar, trabalhar os valores de um bom vendedor é uma estratégia recorrente para os principiantes e experientes. O aperfeiçoamento é fundamental para se tornar uma referência e até gerenciar uma equipe própria – além, é claro, de conseguir bons ganhos.
Para isso vale a pena contar com o auxílio de cursos online correlatos e considerar algumas dicas que fazem toda a diferença:
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Acreditar no benefício daquilo que está vendendo;
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Especializar e entender a funcionalidade de cada produto;
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Realizar abordagens naturais, sem forçar situações;
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Colocar-se no lugar do cliente e antecipar suas necessidades;
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Ter paciência e não desistir do cliente caso ele não compre em um primeiro momento;
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Tirar todas as dúvidas e fazer demonstrações;
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Criar uma base de contatos e se tornar um suporte para os consumidores;
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Divulgar em diferentes redes e conhecer os hábitos de seu público.
Fique ligado: escolha o melhor curso online para se destacar nessa tarefa. No Educamundo há centenas de alternativas interessantes, como o Curso Online Técnicas de Vendas - Como vender mais e melhor.
Casos de sucesso de marketing multinível
Para te convencer que o MMN não tem relação nenhuma com pirâmide financeira, selecionamos alguns casos de sucesso de empresas que realizam esse trabalho. Todas são extremamente populares e conquistam cada vez mais adeptos:
Amway
A Amway é a líder mundial no segmento, presente em mais de 100 países e com milhões de consultores. Fundada nos anos 50, trabalha com um amplo mix de produtos voltados à saúde, bem-estar e cuidados com a casa. O Brasil é considerado o principal mercado de desenvolvimento da Anway, com perspectivas de crescimento de 20% ao ano. Além de um centro de distribuição, há quatro lojas oficiais da marca no país.
Herbalife
Há décadas no mercado, a Herbalife é voltada para a área de nutrição e emagrecimento. Embora envolta em muitas polêmicas que a associam ao esquema de pirâmide, é uma corporação íntegra e cadastrada pela ABEVD. Além disso, em seu site há uma área voltada especialmente para sua "defesa", salientando o fato de ser uma das maiores organizações de MMN do mundo.
Jequiti
Marca brasileira de cosméticos, foi lançada pelo Grupo Silvio Santos e aparece com destaque nas campanhas realizadas pelo SBT. Além da comissão por vendas, o diferencial do plano de compensação da Jequiti é selecionar consultores e clientes para participarem de programas no canal e concorrerem a prêmios que podem chegar até 1 milhão de reais.
Mary Kay
A Mary Kay cresceu muito nos últimos anos e se estabeleceu no ramo de maquiagem e beleza. A qualidade dos produtos é um ponto forte, além do espaço tanto para as vendas diretas quanto para a formação de equipes de consultores. Além disso, é vista como uma boa empresa para iniciantes, já que o sistema de treinamentos é um dos mais completos quando se trata de marketing de rede.
Outras opções que vale a pena conhecer: Hinode, Up Essência, Boulevard, etc. Todas são cadastradas pela ABEVD e possuem suas políticas de vendas, comissões e outras regras. Pesquise bastante sobre cada uma delas e, caso ainda tenha dúvidas sobre o MMN, recorra aos nossos cursos online com certificado para se atualizar.
Casos fracassados e porque fracassaram
Não só de sucessos vive o marketing multinível. Há alguns casos fracassados e o principal deles aconteceu com a Telexfree, uma empresa acusada de fraude financeira pelo Ministério Público Federal – além disso, seus sócios foram denunciados por lavagem de dinheiro e sonegação de impostos no Brasil.
Além de condenada pelo Ministério da Justiça a pagar uma multa de mais de 5 milhões de reais, a empresa ainda está sob investigação e muitos investidores ainda não foram ressarcidos. Com sede nos Estados Unidos, é ligada a venda de pacotes de serviços de telefonia VoIP, em que os lucros eram concentrados na revenda desses planos pelos consultores. Embora a empresa negue as acusações, o Ministério da Fazenda revela que o modelo de negócio da Telexfree dá mais destaque ao recrutamento de novos membros do que à venda propriamente dita, além de usar abordagens de ganhos em tempo recorde.
Outra empresa que no passado viveu um boom no Brasil e "sumiu" foi a Monavie, que assim como a Herbalife, era focada em produtos para saúde. Na realidade, acabou sendo comprada pela Jeunesse, que se estabelece no país com um mix voltado ao nicho de beleza e bem-estar.
Por que muita gente desiste do MMN no Brasil?
Você deve conhecer algum caso de amigo ou parente que começou a vender Herbalife ou investiu em qualquer outra empresa de MMN e depois desistiu. Infelizmente esse cenário ainda é comum no país. Os fatores são variados: o desconhecimento do sistema, a associação imediata à pirâmide, o imediatismo nos ganhos, a falta de treinamento e a falta de interesse em montar um plano de negócio realmente funcional.
Segundo um artigo do consultor Ben Popov, em geral as pessoas não aprimoram seu perfil vendedor, ficam estagnadas nas velhas fórmulas, acreditam que o marketing de rede renderá lucro rapidamente e não se interessam a aprender mais sobre os produtos e a empresa que representam. Se o MMN é amplamente ligado à meritocracia, cabe a cada consultor buscar estratégias para empreender nesse ramo – que só renderá benefícios caso o indivíduo venda bastante.
Para o especialista, a cultura socioeconômica do país também contribui para a criação de falsas expectativas, criando modelos de negócios baseados mais nos ganhos do que em outros recursos. Muitos divulgadores não são claros ao explicar os objetivos reais do MMN, focam apenas na possibilidade de ganhar até determinado valor trabalhando "pouco" – o que não faz o menor sentido. Embora o Brasil tenha um mercado em ascensão, ainda terá que evoluir bastante para alcançar o status do marketing de rede dos Estados Unidos, o líder no segmento.
Mostrar os dois lados da moeda é crucial para que os interessados e a sociedade em geral saibam como funciona o marketing multinível no Brasil. A informação é o primeiro passo para esclarecer várias questões, por isso esse conceito já é tema de diversos cursos online.
Tira-teima:
- O que significa marketing multinível? Marketing multinível é um sistema de vendas direta no qual um vendedor cria uma rede de revendedores, que, além de vender, também atraem novos distribuidores.
- O que é uma empresa de marketing multinível? É uma empresa que vende seus produtos e serviços por meio de uma rede de distribuição, constituída de um representante que convida outras pessoas, e assim sucessivamente.
- O que difere marketing multinível e pirâmide? O marketing multinível é um canal legal de distribuição de produtos, enquanto a pirâmide é ilegal, suas principais características são um investimento inicial alto, promessas de ganhos altos sem muito esforço e com poucas horas de trabalho por dia.
- Onde fazer um curso de marketing multinível? O Educamundo tem um excelente curso de marketing multinível, que ensina como o MMN funciona na prática e dá um bom embasamento a profissionais de marketing e interessados no assunto.
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Gostou de saber mais sobre o marketing multinível? Tem dúvidas ou alguma consideração sobre o assunto? Comente e compartilhe. Até mais.