Conquistar um bom status profissional é objetivo de muitas pessoas, assim como melhorar diversos aspectos da vida pessoal, crescendo como indivíduo e amadurecendo com os desafios cotidianos. Conforme vamos evoluindo, podemos nos tornar verdadeiros modelos e referências, seja na ética profissional, na forma de se comunicar, na etiqueta social, etc.
Juntos, esses conceitos formam um bom marketing pessoal, essencial para a imagem e as impressões que queremos passar, muito importante para o ambiente corporativo. Seja para líderes, gestores e indivíduos que lidam com o público, saber o que é marketing pessoal e como otimizá-lo torna-se uma necessidade – o mesmo vale para candidatos a um emprego, promoção de carreira e demais metas.
Em meio a tantas situações, julgamentos e locais, o aprimoramento deve ser constante e sólido. Para isso existem uma série de ferramentas e estratatégias que ajudam qualquer pessoa a trabalhar sua postura, etiqueta, aparência, entre outros pontos. Um curso de marketing pessoal, por exemplo, pode ser a alternativa perfeita para se atualizar, desvendar tudo sobre esse termo e colocar tudo que é aprendido em prática. Com o auxílio de cursos online, os interessados se informam com total autonomia, segurança e flexibilidade.
O Curso Online Marketing Pessoal, do Educamundo, é o complemento essencial para o estudo daqueles que visam compreender como fazer marketing pessoal no dia a dia. Do básico ao avançado, os conteúdos abordados servem como verdadeiros guias que podem mudar muitos comportamentos.
É a partir desse curso online que estruturamos este artigo, com ótimos conceitos para você entender detalhadamente. Além disso, apresentamos outras dicas de cursos a distância que podem te ajudar tanto nesse tema quanto em toda sua formação. Acompanhe e anote tudo.
Como desenvolver um bom marketing pessoal
Introversão x extroversão
É melhor ser introvertido ou extrovertido? O modo de se portar depende de uma mudança de personalidade, sobretudo em rotinas relacionadas ao trabalho? Bom, embora a psicologia tenha estabelecido que os introvertidos são mais contidos e os extrovertidos mais atirados, a melhor fórmula é equilibrar essas duas características.
Sob um ponto de vista geral, tanto uma quanto a outra apresenta vantagens e defeitos, por isso a solução mais sábia seria ficar no meio termo, sendo uma pessoa ambivertida. Nesse estado, o indivíduo não segue nenhum extremo, ainda é capaz de se conectar a várias pessoas e potencializar muitas habilidades diferentes. Quem prova isso é uma pesquisa realizada pela Forbes, que avaliou mais de 300 profissionais e concluiu que os ambivertidos apresentam os melhores resultados no trabalho.
Para a especialista em psicologia Beth Buelow, é necessário observar a situação para saber qual o melhor comportamento a ser praticado. Não se trata de ser "volúvel", e sim avaliar a hora certa de se mostrar ou ficar em silêncio – com base, claro, na sensatez. Ter bom senso é a regra número um para seguir o caminho certo no marketing pessoal e isso vale para qualquer perfil.
Portanto, independente se você pende para um lado ou para outro, use sua percepção para ser uma pessoa agradável, útil e estável. Cada ocasião pede uma postura e determinada etiqueta social, assim como as pessoas e suas hierarquias. Assim, você entende como fazer marketing pessoal identificando as oportunidades e se destacando de modo totalmente natural, sem abrir mão de sua personalidade.
A força da convicção
Já dizia o grande filósofo Nietzsche que a convicção é uma prisão. Embora seja bom ter autoconfiança e até certo perfeccionismo em muitas crenças, nada é unânime. Sábio é o profissional que sabe postar suas opiniões de modo íntegro, sem rebaixar aquilo que o próximo acredita. Os preceitos de cada um seguem uma infinidade de contextos, pontos de vista, vivências e uma diversidade de aspectos.
Assim como é fundamental pender para o lado ambivertido, a convicção também deve se manter em uma categoria intermediária. É comum nas relações interpessoais a necessidade de mostrar que sua opinião é a correta e os argumentos mais competentes, porém, não faz sentido querer impor uma razão individual, é preciso aceitar os pontos plurais e a partir daí chegar a um consenso.
O excesso de convicção atrapalha e, quando aplicado a um plano de marketing pessoal, pode levar até a presunção e arrogância. O desafio é saber a hora certa de usá-la a seu favor, como na apresentação de um projeto para um chefe, por exemplo. Desde que você estude e tenha bons argumentos, dá para ter convicção necessária para convencê-lo de que seu trabalho realmente merece reconhecimento.
Sendo assim, não é benefício permanecer nessa "prisão" sempre. A melhor tática é aproveitar aquilo que é mais vantajoso para seu perfil (profissional e pessoal) e evitar cair em armadilhas, como a pretensão e o excesso de razão. É melhor ser humilde, buscar aprender sempre e se moldar a cada situação diferente.
Perceba que esses tópicos iniciais mostram que o marketing pessoal tem forte ligação com o campo da psicologia, indo muito além da comunicação. Por isso que é um conceito que segue várias tendências e deve ser sempre renovado com bons materiais auxiliares – como os cursos online com certificado que abordam pautas dessas duas áreas e de outras que agregam.
Você sabia? Ao se inscrever no Educamundo, você pode estudar tanto os cursos online de psicologia quanto as opções das mais de 20 áreas existentes em nosso portal. Um benefício exclusivo que já conquistou mais de 120 mil alunos.
Requisitos da boa comunicação
Comunicação tem tudo a ver com um marketing pessoal de excelência. Transmitir informações de modo assertivo, passando a mensagem claramente para evitar ruídos ou má interpretação. Ao falar em público, fazer uma apresentação pessoal e em qualquer interação, é preciso considerar alguns requisitos para uma boa comunicação, como:
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Conhecer o perfil e a necessidade do interlocutor;
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Argumentar coerentemente e de forma efetiva;
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Saber a hora de falar e ouvir (escutar);
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Manter o foco da conversa e evitar assuntos aleatórios;
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Aceitar as críticas e os pontos de vista distintos.
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Evitar o uso de gírias, jargões e vícios de linguagem;
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Atentar-se ao tom da voz e na gesticulação.
São dicas que dá até para treinar em casa com o auxílio de vídeos, tutoriais de especialistas e até com um curso online específico, como o Curso Online Comunicação Assertiva. Após alguns testes, você perceberá que uma leve diferença e como esses fatores influenciam diretamente em seu planejamento de marketing pessoal.
Comunicação escrita
A comunicação escrita também deve ser aprimorada continuamente, ainda mais se um de seus objetivos é fazer networking via canais eletrônicos. Seja em redes sociais ou por e-mail, mandar um recado para uma pessoa importante depende de uma ótima escrita, usando técnicas essenciais de gramática e ortografia e produzindo um texto persuasivo.
Você poderá escrever sobre diversos assuntos e usar até um tom mais livre e sem normas, mas não dá para cometer erros básicos. Por isso, além de escrever e ler toda a mensagem é imprescindível fazer uma boa revisão. Já em um âmbito global, a arte de redigir um bom texto poderá lhe ajudar em qualquer campo de trabalho, pois toda profissão demanda uma comunicação eficiente. Na era da internet, a necessidade de fazer uma redação clara aumenta, para que o emissor seja compreendido facilmente.
Mesmo que você pense que sabe escrever bem, vale a pena se aperfeiçoar nessa parte também. Além de parte do Curso Online Marketing Pessoal, tópicos com dicas de redação estão presentes em outros cursos online com certificado, como no Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical.
É sempre interessante ter bons materiais à disposição para aprender sobre inúmeros assuntos. Com os cursos a distância do Educamundo você pode dar um plus em seus conhecimentos quando e onde quiser, acessando o ambiente virtual tanto via PC quanto por dispositivos móveis.
A arte de dar feedback
A etapa do feedback pode ser mais específica para gestores, líderes e profissionais que atuam diretamente em áreas como recursos humanos, porém servem para qualquer pessoa que pleitea uma boa vaga de trabalho. Se na primeira linha é comum usá-lo como ação, no segundo cenário está a posição de "saber como recebê-lo". Em ambas é preciso ter uma postura ideal e também colocar a etiqueta social em destaque.
Termo inglês que significa "realimentar", o feedback é aplicado ao marketing pessoal para os dois lados da história. Um gestor que chama um subordinado e revela que ele não está apto para uma função precisa contar com alguns macetes, como:
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Estimular e encorajar as pessoas para buscarem soluções;
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Mostrar o lado positivo e como ele pode influenciar para uma melhoria;
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Motivar e especificar quais os pontos mais críticos, auxiliando nas correções;
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Criar uma relação de confiança com foco no aprendizado;
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Usar as expressões corretas – evite "mas", "porém", "só que" e semelhantes. Seja sincero e direto;
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Seguir as fases de um feedback corretivo: fato, reação, impacto e solução – sendo sempre descritivo, específico e voltado ao comportamento, nunca à identidade do receptor.
Já o indivíduo que recebe o feedback do gestor – seja para uma promoção de carreira ou vaga de emprego – deve entender que:
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Uma crítica construtiva é fundamental para o crescimento pessoal e profissional;
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Um feedback negativo pode ser a chance de corrigir erros, se renovar e reinventar;
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Ficar na defensiva pode prejudicar sua imagem;
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Uma reação cortês pode abrir outras portas para sua carreira – ou seja, o feedback é usado de forma positiva para fortalecer o marketing pessoal.
Etiqueta social em diferentes situações
Desvendar o que é marketing pessoal e praticar seus principais aspectos no dia a dia demanda uma etiqueta social impecável, válida para as mais variadas ocasiões. Para não ter gafes e grandes erros, bem como evitar uma má impressão, você precisa ter em uma boa postura, comunicação, ética e apresentação. A seguir, revelamos algumas dicas de comportamento em diferentes lugares.
Etiqueta em reuniões de trabalho
Ser pontual – nunca chegue atrasado, mas se acontecer um imprevisto, avise antes;
Apresentar-se para todos os presentes, com nome e cargo;
Evitar ficar mexendo no celular e em outros dispositivos;
Sentar-se de modo ereto e com boa postura;
Levar cartões de apresentação caso necessário;
Vestir-se de acordo com a ocasião;
Ouvir as ponderações e saber a hora certa de falar, utilizando bons argumentos – dá para prepará-los previamente.
Não se altere. Explane seus pontos de vista educadamente.
Viagem de negócios
Checar a mala e conferir o material de trabalho – não dá pra esquecer nada na hora, não é?
Vestir-se de acordo com o local e o exigido na ocasião;
Pesquisar para conhecer o lugar e seus pontos principais, ainda mais se for outro país;
Nunca se atrasar, pontualidade é fundamental;
Em caso de viagem internacional, aprimorar o idioma local ou no mínimo o inglês;
Entender a cultura, os cumprimentos e demais características para não passar vergonha;
Anotar todos os detalhes e dar um feedback completo à empresa em seu retorno.
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Etiqueta em festas e confraternizações
Marcar presença ou avisar previamente caso não tenha como comparecer;
Atentar-se ao dress code – geralmente uma roupa social/esporte fino é o exigido;
Evitar beber demais;
Interagir com os colegas e chefes de modo simpático e natural;
Ao conversar, não fale de trabalho. Tente falar de assuntos inteligentes e que agreguem.
Etiqueta ao telefone
Cumprimentar o interlocutor;
Anunciar antes de passar para outro ramal;
Anotar os recados – tenha sempre papel à mão;
Falar com clareza, sem "tom" e sem intimidade;
Retornar a ligação caso prometido;
Ouvir a mensagem e não deixar o receptor esperando muito tempo;
Finalizar a chamada com elegância e cordialidade, sempre com um cumprimento.
Dica: o Curso Online Básico de Telefonista é um dos cursos a distância perfeitos para se capacitar nesse tópico.
Etiqueta à mesa
Sentar-se após o anfitrião e pessoas de maior idade/hierarquia;
Servir-se na hora certa, assim que os anfitriões autorizarem;
Evitar assoprar os alimentos para que esfriem;
Usar os talheres do modo correto – vale aprimorar nessa técnica com o curso de marketing pessoal;
Limpar e evitar fazer "barulhos" com a boca;
Não apalpe os alimentos e evite ficar fuçando na panela para pegar o melhor pedaço;
Não coma ou fale de boca cheia;
Evitar deixar restos no prato – coloque o suficiente, se quiser, repita.
Cada circunstância é única, tem regras ou é mais livre, tudo depende da ocasião e você deve analisá-la previamente. Em todo caso, vale o bom senso e o respeito. Trate os outros como gostaria de ser tratado e aja de acordo com a razão e coerência. Quer entender mais sobre etiqueta? Temos mais cursos online para indicar, como o Curso Online Etiqueta Empresarial.
Proatividade
Em suas dúvidas sobre como fazer marketing pessoal, dificilmente você imaginaria que esse conceito é formado por tantos pontos, não é? Há muito em que se atentar, por isso tudo deve ser realizado em etapas e conforme o tempo. É um trabalho longo e que trará resultados futuros, de acordo com seu empenho.
Encerramos nosso artigo falando de uma qualidade que pode "fazer milagres" em seu marketing pessoal: a proatividade, muito valorizada atualmente por inúmeras empresas, líderes e recrutadores. Antecipar uma ação, criar estratégias prévias e saber como resolver problemas são algumas características de uma pessoa proativa.
Para isso, vale conhecer a corporação em que trabalha e saber como realizar seus serviços. A partir daí, é possível ir além para surpreender os chefes – isso vale muito para estagiários, iniciantes e quem busca crescimento na carreira. Mas, atenção para não cair em armadilhas: mantenha a integridade e o profissionalismo para não soar como "puxa saco". Vale atentar-se sempre aos detalhes em um marketing pessoal de sucesso.
Bacana, não é? Que tal ser proativo e começar agora a otimizar alguns valores? Corrija seus pontos fracos e aprimore os pontos fortes. Agora que você já sabe o que é marketing pessoal, não hesite em se qualificar para ter uma plena evolução em sua formação.
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