Equipe Educamundo
23/08/2018

Marketing de relacionamento: melhores estratégias para atrair clientes

Como fazer o cliente se apaixonar por sua marca? Se você quer resultados certeiros e expressivos, não há melhor ideia do que o investimento em marketing de relacionamento com o cliente. Esse conceito já é muito adotado por empresas de todos os portes, que têm conseguido atrair e fidelizar consumidores, transformando-os em verdadeiros fãs de seus produtos e serviços.

Como é um tema super atual, há muito ainda para ser descoberto quanto a suas técnicas e fundamentos. Por isso, o aprendizado sobre o tema se mostra essencial para gestores que visam estreitar as relações com os clientes e alavancar as vendas. A melhor forma de adquirir esses conhecimentos atualmente é por meio de cursos a distância, que são práticos, econômicos e muito completos.

Nossa dica para você é o Curso Online Marketing de Relacionamento, destaque do Educamundo. Criado por uma equipe pedagógica exclusiva, ele disponibiliza um material diferenciado para estudantes e profissionais de marketing, administração, gestão, comunicação e outras áreas correlatas, além de empreendedores de diversos setores.

Além deste, há inúmeros cursos online com certificado no portal voltados para a área de marketing e comunicação, ideais para quem quer se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar para melhorar o currículo e se dar bem na vida profissional.

Acompanhe o artigo que preparamos especialmente para lhe mostrar o que é marketing de relacionamento e como ele pode influenciar no reconhecimento e nos lucros de qualquer empresa, além de bons cursos online correlatos. Vamos lá?

Definição de marketing de relacionamento com o cliente

Comercializar um produto ou serviço hoje em dia não é tão simples como antigamente. A concorrência está mais acirrada e as plataformas digitais transformaram a forma como os consumidores conhecem as marcas e fecham negócio com elas.

Agora, é preciso lançar mão de ferramentas de marketing para atrair a atenção dos clientes, estreitar as relações e fazer com que eles se tornem fiéis a sua empresa. O marketing de relacionamento com o cliente é um dos artifícios mais eficientes para essa finalidade, o que o torna essencial para qualquer marca que queira se destacar no mercado.

Mas afinal, o que é marketing de relacionamento? Bom, podemos defini-lo como uma prática que engloba variadas estratégias para alcançar o público certo, satisfazê-lo e ainda nutrir uma relação duradoura.

Proporcionando ao cliente um atendimento de excelência, produtos/serviços de qualidade e boas experiências, você estará no caminho certo para fidelizá-lo. Clientes com alto nível de satisfação tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa para outras pessoas, algo que pode aumentar o número de prospects e de rentabilidade.

O marketing de relacionamento tem sido a aposta tanto de empresas físicas quanto digitais, e por conta disso, há muitas oportunidades para quem possui conhecimentos abrangentes sobre a temática. Desta forma, buscar aprendizados em um bom curso online Marketing de Relacionamento pode ser uma ótima alternativa, pois oferece conteúdos completos e ainda ajuda a comprovar tudo aquilo que foi estudado. 

Um dos assuntos mais discutidos em nosso curso Marketing de Relacionamento são os seus objetivos. Para que você tenha uma noção básica sobre esse conceito, elencamos suas principais metas. Veja só:

  • Atrair: o objetivo mais elementar desse tipo de marketing é a atração dos clientes em potencial. É preciso criar estratégias para que as pessoas demonstrem interesse pelo produto que você oferece, mesmo que elas não finalizem a compra em um primeiro momento. A empresa deve pensar em métodos para atingir os públicos certos, de acordo com aquilo que será vendido.

  • Reter: ao atrair clientes para o seu empreendimento, você deverá trabalhar para que eles comprem e gostem de tudo que esteja relacionado à marca: o atendimento, o local/site, o custo x benefício, a qualidade do produto/serviço, entre outras características. Caso haja alguma crítica no processo de vendas, o indicado é rever o que está errado e implantar melhoras - isso vai gerar segurança nos clientes.

  • Fidelizar: quando você já possui uma boa cartela de clientes, não significa que o trabalho de marketing de relacionamento tenha terminado. Na verdade, é agora que ele se mostrará ainda mais necessário. Monte um plano de ação para que os clientes que já estão fidelizados sempre se surpreendam com a empresa, notem os diferenciais diante da concorrência e não sintam vontade de procurar soluções com outras marcas.

No curso Marketing de Relacionamento há todas as definições desse segmento, seus objetivos específicos e os comandos que você deve seguir para conquistar seus clientes de vez. Outra dica de qualificação nesse sentido é o Curso Online Técnicas de Vendas - Como vender mais e melhor‍, que aborda tópicos sobre persuasão, atendimento e pós-vendas.

A importância da segmentação do mercado

Quem é o seu cliente? Qual é o principal diferencial de sua empresa? Estas são duas questões que qualquer gestor ou empreendedor deve ter em mente ao abrir um negócio. As respostas destas perguntas ajudarão a estruturar o plano de negócios inicial, movendo as estratégias para o caminho adequado.

Pensar nisso é essencial para a segmentação do mercado no qual se atua - afinal, é um erro direcionar um produto ou serviço para todo mundo, assim como oferecer algo que já está consolidado por muitas outras marcas. Quando você generaliza muito a sua divulgação, é complicado atrair o público que realmente se interessa por aquilo que você está oferecendo e, consequentemente, não obtém resultados satisfatórios

É preciso entender que cada consumidor possui uma necessidade diferente. Em marketing, é o que chamamos de reconhecer "a dor do cliente". Além disso, cada um tem uma preferência, convicção, personalidade e até mesmo uma expectativa em relação a sua marca. Por isso, não é indicado criar uma campanha semelhante para todos os nichos, é preciso fazer um direcionamento.

Ao adotar ações de marketing de relacionamento voltadas para segmentação, a empresa poderá descobrir quais são seus grupos de consumidores ideais e como atingi-los de forma eficiente. Assim, será muito mais fácil estabelecer uma comunicação assertiva, manter um relacionamento longevo, escolher os melhores produtos para vender, o design da loja ou do site que combine com o seu público e saber quais materiais publicitários são mais certeiros.

Um bom curso online sobre Marketing, como o que oferecemos aqui no portal, pode ser uma excelente ideia para aprender conceitos sobre públicos, segmentação de mercado e atendimentos especializados. Foque nos estudos em cursos a distância para elevar o nível de seu negócio próprio ou da empresa na qual trabalha.

Estratégia dos 4 P’s

O mix de marketing ou simplesmente os 4 P's é uma das estratégias mais famosas dessa área, que foi estabelecido pelo especialista Philip Kotler como uma maneira de firmar o conceito de marketing: reunir mecanismos para tornar um produto ou serviço vendável e reconhecido.

Empresas de qualquer porte ou nicho podem colocar os 4 P's em prática, mas só saberão como fazer corretamente se tiverem profissionais qualificados sobre o fundamento. Felizmente, nosso curso Marketing de Relacionamento traz aulas interessantes sobre o assunto, auxiliando em todo o processo de vendas.

Veja a que se refere a estratégia dos 4 P's e adquira saberes completos no curso online referente.

1 - Produto

Esse ponto está relacionado ao produto em si, com todas suas características visuais, como tamanho, material, cor, e suas funcionalidades, claro. Além disso, analisa a demanda em meio ao mercado que determinado produto está inserido, se há um público considerável que busca por ele.

Segundo essa estratégia, o produto a ser comercializado deve oferecer vantagens visuais, funcionais e mercadológicas. Deve ser atraente e útil para as pessoas, sempre apresentando um diferencial diante das empresas concorrentes.

2 - Preço

O preço é algo muito importante a ser trabalhado, sobretudo quando já há um estudo sobre o público-alvo. É imprescindível que a empresa descubra o valor aceitável de seu produto de acordo com o perfil de seus clientes.

É necessário então, ir além do cálculo de custo de produção e de serviço, e pesquisar como o consumidor percebe o valor do produto ou serviço oferecido. Para precificar seus produtos, preste atenção nesses quesitos:

  • Pesquise os preços das empresas concorrentes.

  • Veja se a margem de lucro pode ser reduzida para realizar promoções.

  • Contabilize o valor agregado dos produtos/serviços.

O importante é colocar um preço que seja alto o suficiente para cobrir os gastos e gerar lucro, mas não a ponto de fazer com que os clientes se desestimulem a comprar.

curso online Vendas no Varejo é uma boa referência de estudo para quem deseja conhecer macetes comuns ao comércio e à competição desse mercado.

3 - Praça

Esse tópico se refere ao ponto de venda, que pode ser uma loja física ou um site. Fatores como logística, distribuição e estoque estão relacionados a esta estratégia e não podem ser esquecidos por nenhuma empresa. Erros nestes quesitos significa, muitas vezes, a perda de clientes em potencial.

Imagine a seguinte situação: você possui um e-commerce de calçados, mas está com problemas no fornecimento da principal linha de tênis esportivos. Ao ver a falta no estoque, o cliente que quiser um tênis daquela marca específica vai procurar outro site para finalizar a compra do mesmo produto. Portanto, é importantíssimo prestar atenção na qualidade do canal de distribuição.

Da mesma forma, deve haver a preocupação com a adequação do local escolhido para abrir um empreendimento. Uma loja de joias, por exemplo, não atingirá os resultados esperados se for aberta em um bairro de renda mais baixa, assim como uma loja popular não terá uma boa receptividade em um bairro nobre.

Estude onde você irá abrir seu negócio - na rua, em shopping ou na internet -, em qual região há uma carência e boa demanda do mercado em questão e se há concorrência no bairro escolhido, entre outras coisas.

4 - Promoção

Neste tópico, Philip Kotler quis relacionar todas as estratégias de divulgação possíveis para atingir o público esperado, fidelizar clientes e conseguir uma boa lucratividade. O marketing e a publicidade são disciplinas que sempre caminharam juntas para essa finalidade, buscando realizar campanhas tanto offline quanto online para atrair a clientela.

Hoje em dia, o meio mais viável de promover empresas, seus produtos e serviços é através da internet. Para isso são criadas as ações de marketing de relacionamento na web e técnicas de marketing digital, que agregam valor a qualquer estratégia e trazem ótimos resultados. Há como divulgar marcas por meio de redes sociais, blogs, e-mail marketing, links patrocinados, entre outros.

Uma forma bacana para que as pessoas se interessem por uma marca é oferecer serviços de degustação. Muitas empresas já adotam essa prática, como as de TV a cabo, que disponibilizam alguns canais fora do pacote contratado para que o cliente conheça outros produtos da grade. Os famosos aplicativos de transporte também fazem esse tipo de promoção, disponibilizando a primeira corrida de graça.

cursos online com certificado que ensinam práticas atualizadas e super requisitadas pelo mercado de trabalho. O Curso Online Marketing Digital‍ é uma destas opções, vale a pena conhecer.

Avaliação do relacionamento

As empresas devem estar preparadas para aplicar ações de marketing de relacionamento e fazer a avaliação das mesmas, realizadas antes, durante e depois dos atendimentos. É importante saber onde houve acertos e rever possíveis falhas para descobrir qual é o melhor caminho a se seguir.

Em cursos online a respeito do tema são ensinadas maneiras inteligentes de avaliar o relacionamento para promover melhorias nos produtos, serviços e na empresa como um todo. Selecionamos três delas para você conhecer:

  • Faça pesquisas objetivas: esse é um dos métodos mais clássicos para descobrir o que os clientes acham de uma marca. As questões, apesar de objetivas, devem ser pensadas para trazer resultados positivos ao planejamento estratégico. É essencial também que a pesquisa seja imparcial e tenha seus objetivos expostos aos clientes que irão respondê-la.

  • Valorize feedbacks espontâneos: as respostas dadas em pesquisas de satisfação são muito importantes para fazer uma autoavaliação no atendimento. Mas pode ser que surjam críticas e sugestões fora desse contexto, o que é muito comum hoje em dia com as páginas nas redes sociais. Essas opiniões são muito importantes e até mais verdadeiras, pois partem de iniciativas próprias dos clientes. Por isso, precisam ser levadas em consideração na hora de fazer modificações pertinentes.

  • Integre os canais de relacionamento: com a ascensão da internet, ficou muito mais fácil se aproximar dos clientes. Hoje em dia, dá para dispor de uma série de canais de atendimento, como os call centers, os e-mails, os chats nos sites próprios, as redes sociais, os blogs, entre muitos outros. É bacana que a empresa esteja presente em multiplataformas para se mostrar ainda mais disponível e facilitar o relacionamento.

São muitas as estratégias de marketing de relacionamento com o cliente que podem ser adotadas em prol de sua marca. O primeiro passo é buscar aprendizados eficientes sobre o tema em treinamentos, cartilhas e cursos a distância de qualidade.

O Curso Online Marketing de Relacionamento do portal é uma das melhores alternativas nesse sentido e não pode ficar de fora de seus planos de qualificação. Ficou animado em conhecer mais sobre o tema em um ambiente virtual, no horário e no local que se adequam a sua rotina? Faça já sua inscrição no Educamundo

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Além disso, há os cursos online com certificado, que são opcionais. Você pode escolher a carga horária da certificação, que varia entre 5 e 420 horas, realizar uma avaliação múltipla escolha e receber o documento válido em todo o território nacional.

Esperamos que tenha gostado do artigo e compreendido o que é marketing de relacionamento. Deixe seu comentário e apareça mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!

Equipe Educamundo

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