De acordo com as regras previstas no artigo 128 da Constituição Federal, o Ministério Público no Brasil se divide em duas grandes instituições, quais sejam o Ministério Público da União e o Ministério Público dos Estados.
Neste texto, vamos explicar, de forma simples e em cinco pontos, os principais tópicos a respeito do Ministério Público Estadual para que você entenda mais sobre esta instituição.
Conhecendo o Ministério Público Estadual
O Ministério Público Estadual possui organização e atribuições dispostas na lei 8.625/1993, também conhecida como Lei Orgânica do Ministério Público.
É através desse dispositivo legal e da Constituição Federal que você entende o MPE como uma instituição permanente do estado brasileiro e essencial à função jurisdicional.
Cabe ao Ministério Público Estadual, a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis dentro do âmbito de cada unidade federativa.
Além disso, o mesmo possui como princípios institucionais a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
Quais as atribuições do Ministério Público Estadual?
Dentre as principais atribuições do Ministério Público Estadual estão aquelas relacionadas à promoção privativa da ação penal pública, à promoção do inquérito civil e à ação civil pública nos casos previstos na legislação, à manifestação em processos que a sua presença seja obrigatória por lei, dentre outras.
O que é e o que faz um Procurador-Geral de Justiça?
O Procurador-Geral de Justiça é o chefe da Procuradoria Geral (órgão que integra o MPE).
Ele é eleito dentre os integrantes da carreira e nomeado pelo chefe do Poder Executivo para exercer a chefia do órgão por um prazo de dois anos, sendo permitida uma recondução.
Dentre as competências do Procurador-Geral de Justiça estão a chefia do Ministério Público Estadual, a representação do órgão no meio judicial e extrajudicial, dentre outras.
O que faz um Promotor de Justiça?
O promotor de justiça é um agente público, integrante de uma promotoria de justiça e que atua com os objetivos elencados pela lei para o seu cargo. Dentre tais objetivos estão a defesa dos interesses da sociedade e a fiscalização da lei.
Como ser promotor de justiça?
Para se tornar um promotor de justiça, o interessado deve ser formado em Direito, comprovar no mínimo três anos de atividade jurídica e ser aprovado em concurso público de provas e títulos.
Trata-se de um dos cargos públicos mais bem pagos do território nacional e que vem atraindo cada vez mais interessados.
Veja no infográfico as etapas para se tornar um promotor de justiça:
Que tal conhecer os detalhes do Ministério Público com o Educamundo?
Quer aprender mais sobre o assunto, como alguns pontos indispensáveis de como ser promotor de justiça e dicas de concurso para o MP? Aqui no Educamundo, temos o curso ideal para você.
Após debater sobre o tema e organizar um conteúdo de qualidade, o setor pedagógico do portal criou o Curso Online Ministério Público.
Com ele você vai aprender tudo sobre o assunto e ainda pode se qualificar com um certificado no final dos estudos.
E o melhor: investindo apenas R$ 79,90, você garante acesso não apenas a este, mas a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro.
Não perca mais tempo, inscreva-se agora e comece os seus estudos em um dos portais de cursos online que mais se destaca no país quando o assunto é educação a distância.
Até o nosso próximo artigo!