Equipe Educamundo
22/07/2020

Planejamento Estratégico: dicas para organização empresarial

Planejar, elaborar, implementar, revisar, aprender... esse ciclo diz muita coisa para você? Com certeza você deve usa-lo em muitos momentos da sua vida, sobretudo ao tomar decisões difíceis. Quando se une essas ações a boas estratégias e recursos inteligentes, os resultados são ainda melhores – afinal, tudo que facilita e efetiva o processo é bem vindo. Essa introdução é primordial para apresentarmos o tema deste artigo, comum no ramo corporativo, empresarial e administrativo: o planejamento estratégico.

Um conceito muito popular entre líderes, empreendedores, gestores e executivos, auxilia em vários procedimentos e leva a efeitos extraordinários. Se você está curioso para saber o que é, suas etapas e como pratica-lo no cotidiano, um curso de planejamento estratégico é uma ótima indicação. Aqui no Educamundo, por exemplo, há o Curso Online Planejamento Estratégico, opção estruturada em tópicos completos e atualizados.

A informação é o primeiro passo para promover mudanças realmente competentes em qualquer ambiente. Quando se trata de uma corporação – seja de pequeno ou grande porte – não dá para ficar parado no tempo, é necessário pensar sempre em dar novos rumos e otimizar os trabalhos. Portanto, o aprendizado com cursos online é perfeito tanto para os gerentes quanto para os colaboradores, e o que não faltam são opções em nosso portal.

Para conhecer mais cursos a distância que podem agregar em sua formação e quais são as etapas do planejamento estratégico na visão da organização empresarial, leia nosso artigo e anote as dicas. Com certeza você ficará muito inspirado para mudar vários cenários e fazer a diferença.

Planejamento Estratégico: curso e dicas de organização empresarial

Administração estratégica

Administrar uma empresa parece difícil para você? Qual o papel do líder nesse contexto? É custoso tomar decisões que visem a melhoria dos serviços? De um modo geral, esse ofício é bem desafiador e carece de pessoas preparadas e qualificadas. Não é à toa que existe uma variedade de cursos online com certificado preparatórios voltados a essa área – como você pode conferir na sessão Administração do Educamundo.

Porém, é muito instigante e animador lidar com as adversidades e conseguir superá-las. O aprendizado fortalece e a experiência se renova, afinal, nenhum local estará livre de problemas e situações difíceis. De toda forma, a tendência atual para uma boa administração é pensar previamente e colocar em prática boas estratégias.

De acordo com o Sebrae, o conceito de administração estratégica visa o conhecimento total do mercado em que a empresa está inserida, para garantir sua sobrevivência em meio aos percalços, concorrência, tendências e métodos que sempre mudam e se ramificam. São vários aspectos que contribuem para que essas modificações aconteçam, sejam políticos, econômicos, setoriais e tecnológicos.

Portanto, deve ser de conhecimento e domínio dos gestores toda a realidade da empresa, analisando as ameaças e aproveitando as oportunidades para garantir sua sobrevivência no ambiente externo. Além disso, é essencial saber também quais são seus potenciais e fraquezas, para que sejam trabalhados e melhorados.

Uma organização sempre tem uma missão e valores, certo? Esses conceitos não servem apenas para alimentar os dados corporativos do site e serem apresentados em folhetos para os funcionários. Eles precisam ser realmente praticados e atingidos, e nesse contexto a administração estratégica deve estar presente, costurando caminhos para alcançar determinado(s) objetivo(s) e ótimos resultados.

Esse é o ponto principal para fazer valer diversos planos, seja em curto ou longo prazo. A partir de uma gestão aberta, pronta para estudar as melhores tendências e atingir as metas estabelecidas, chega-se ao tema principal de nosso artigo. Em nosso curso de planejamento estratégico online, você perceberá o quanto a administração influencia nesse processo e leva a cases de muito sucesso.

Definição do negócio

Fazer valer uma administração estratégica não se trata de uma ação simples, ainda mais em situações caóticas em que é preciso dar um jeito em vários setores e atividades da empresa. Alcançar esse nível depende de muito trabalho, tanto do responsável quanto de seus subordinados. Obviamente que a capacitação é inerente para todos e deve ser contínua – lendo bastante, ficando de olho nas tendências modernas, acompanhando métodos inovadores e realizando um bom curso online para se aperfeiçoar.

Nesse aspecto, a definição do negócio é vista como uma das primeiras etapas do planejamento estratégico, que deve ser feita de modo completo e sem deixar nada de lado. Devem-se considerar todos os dados qualitativos e quantitativos, com uma análise ambiental totalmente estruturada. Segundo o grande especialista Peter Ducker, o melhor esquema é questionar e refletir: qual é mesmo o nosso negócio? A partir daí, buscar não apenas quais são os produtos e serviços, e sim a análise do benefício. Para chegar a uma resposta concreta e tangível, é necessário ir além do óbvio e de certa forma "expandir os horizontes" - método conhecido como visão estratégica. 

  • Exemplo: o negócio da Apple não é apenas produzir iPhones. Em uma visão estratégica, a empresa é especializada em produtos e serviços de tecnologia e informática.

E o que mais devemos considerar nesse contexto para a definição do negócio? Bom, a partir dessa extensão é necessário verificar pontos básicos (preço, marketing do produto/serviço, localização e horário de funcionamento) e realizar uma análise estratégica dos diferenciais e diversificação da empresa, aquilo que será o plus para chamar atenção do mercado e dos consumidores.

Obviamente, todas essas informações dependem de um cronograma perfeito que não será feito da noite para o dia. Colher dados e pensar estrategicamente são tarefas trabalhosas e que dependem de muita gente. A partir da identificação consistente do negócio, sua definição, missão e posição já estamos fazendo um planejamento estratégico eficiente.

Fica a dica: não adianta pular etapas e já desistir logo nessa fase. Pense que nada será tão simples e tudo demanda tempo e dedicação. Para quem ainda se sente perdido e não sabe por onde começar, tanto nosso Curso Online Planejamento Estratégico quanto outros cursos online complementares são ótimos guias para uma visão e aprendizado mais claros e competentes.

A segmentação mercado / produto

O que você vende? Qual é o público alvo de sua marca e o segmento que mais se encaixa? Essencial na definição do negócio, o conhecimento do mercado e as características dos bens e serviços devem sempre ser aprimorados e revisados periodicamente.

Recurso imprescindível tanto para o campo da administração quanto do marketing, a segmentação de mercado é definida como uma divisão dos consumidores em grupos de preferências homogêneas, com características, necessidades e desejos comuns. Afinal, quais os maiores critérios que afetam no poder de decisão e na compra? Quais os melhores núcleos para investir e aprimorar, pensando sempre em objetivos bem delimitados?

Há diversas variáveis em meio a diferentes tipos de segmentação. Pode ser de acordo com aspectos geográficos, demográficos, econômicos, sociais, estilo de vida, comportamentos, personalidade, entre muitos outros. É nessa redoma que, atrelado ao agrupamento, percebe-se quais produtos e serviços têm destaque e potencial, bem como aqueles que precisam de um trabalho mais direcionado.

Essa é uma etapa em que a inteligência e visão estratégica andam juntas com as metas do projeto, buscando resultados mensuráveis, homogêneos, acessíveis e substanciais. O objetivo, claro, é o lucro, mas há diversos aprendizados e pontos que se fortalecem em meio a esse ciclo. No curso de planejamento estratégico do Educamundo, apresentamos tópicos aprofundados sobre esse assunto, que também tem destaque em cursos a distância de marketing e correlatos.

Visão estratégica

Um conceito moderno e preponderante em todo plano, a visão estratégica remete ao crescimento sóbrio e consistente de uma empresa, com as melhores tomadas de decisões e na busca por objetivos bem esclarecidos. Já citamos esse método no tópico de definição de negócio e agora vamos destrincha-lo para que você compreenda como funciona na prática – lembrando que também é um tema presente em nosso curso de planejamento estratégico online.

Bom, visão estratégica vai muito além de fazer grandes investimentos financeiros ou mudanças latentes pensando em metas ambiciosas. É claro que existem objetivos em longo prazo, porém a ideia é pensar em um plano tático, concreto e agrupado em pequenas ações que podem ser praticadas visando sempre um bem maior.

Esse parâmetro entra em pauta assim que as primeiras etapas do planejamento estratégico estão estruturadas. Depois de analisado e documentado qual é o modelo do negócio, sua segmentação, missão e demais dados qualitativos e quantitativos, o gestor tem à mão diversas informações precisas e avalia quais são os artifícios mais propícios para o cronograma – seja com objetivos para meses ou anos.

Alguns exemplos de visão estratégica: capacitação da equipe (seja com um curso online ou demais ferramentas flexíveis e interessantes), reformulação do sistema da empresa, implementação de novos setores, desenvolvimento de produtos, investimento em recursos modernos, entre outros.

Você sabia que a gigantesca multinacional MC Donalds acabou de anunciar uma modificação total em sua visão estratégica? Agora, a proposta da empresa é investir no autoatendimento, recursos tecnológicos de apoio ao cliente, foco em um ambiente acolhedor e refeições mais saudáveis. Esse é um bom case para acompanhar e se espelhar, mostrando que o planejamento e a renovação são fundamentais para qualquer corporação.

Missão empresarial

Missão, visão e valores: esses pontos estão totalmente esclarecidos em sua empresa ou você ainda tem dúvidas ao defini-los? Mais do que estabelecer esses termos, é necessário compreendê-los, respeitando suas características, sua posição no mercado e quais serão os passos primordiais para crescimento e reforço de toda a qualidade da corporação. De acordo com o especialista Marcelo Antoniazzi Porto, essa conjuntura é conhecida como identidade organizacional.

A missão refere-se ao propósito da empresa a partir da definição do negócio em que está inserida, qual sua finalidade e os motivos nos quais foi criada. De forma clara e elucidada, esse conceito deve responder o porquê da existência e, de modo amplo, sua razão de ser.

Parece simples, mas denota muito tempo e dedicação estruturar esse padrão. Para ficar mais fácil, você pode começar analisando três questões: qual é o negócio, qual é o perfil do cliente e o que ele espera ao adquirir o produto/serviço. A missão da Apple, corporação conhecida mundialmente, é bastante interessante: "A Apple é uma empresa que se compromete em trazer a melhor experiência em computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores ao redor do mundo com inovações em hardware, software e ofertas de internet".

Lembra quando citamos a visão estratégica da Apple no primeiro tópico de nosso artigo, que vai muito além de vender iPhones e produtos específicos? Vendo a missão da empresa, dá para perceber claramente o quanto seu planejamento está organizado, como se posiciona no mercado para atrair os consumidores e porque é vista como uma referência. Um bom exemplo a ser seguido.

Políticas e princípios

Complementando a missão empresarial, as políticas e princípios também fazem parte da identidade do negócio e precisam de muita solidez. Conhecidos de modo amplo também como visão e valores, respectivamente, apresentam definições bem particulares:

  • Política/visão: o objetivo e o que se espera da empresa em determinado (e longo) período de tempo. Ao contrário da missão, a visão é mutável e se renova conforme fatores internos e externos, mas deve ser clara, tangível e possível de ser realizada.
  • Valor/princípio: é um princípio ou crença que serve como critério para atitudes, comportamentos e decisões para toda a empresa em si, um conjunto de regras morais que guiam o trabalho e conduta tanto do administrador quanto de todos os colaboradores do local.

Dica: no curso de planejamento estratégico online do Educamundo você confere alguns macetes interessantes para estruturar a missão, visão e valores de uma empresa, com base sempre em uma linguagem simples, ética e compreensiva. Além disso, o Curso Online Comunicação Empresarial‍, Curso Online Inteligência Estratégica‍, Curso Online Fundamentos Empresariais‍ e uma diversidade de cursos online com certificado também podem te ajudar bastante nessa tarefa.

Aprimore seu planejamento estratégico e alcance o sucesso

Salientamos em nosso artigo a necessidade de conhecer bem uma empresa antes de começar a montar um planejamento estratégico perfeito, tanto em aspectos teóricos e aprofundados quanto na prática, na implementação das ações e busca de objetivos. Eis alguns passos fundamentais para avaliar, revisar e otimizar as metas e assim conseguir colher bons frutos.

Assim como em nosso curso de planejamento estratégico, você pode conferir informações preciosas e efetivas em muitos outros cursos a distância do portal. São centenas de cursos online disponíveis no Pacote Master que podem ser acessadas durante um ano inteiro investindo apenas R$ 79,90, sem mensalidades. Nessa proposta exclusiva do Educamundo, você realiza o Curso Online Planejamento Estratégico e todos os cursos online com certificado quando quiser, organizando seus estudos com total flexibilidade, conforto, economia, segurança e praticidade. Além disso, ainda há a possibilidade de certificação, caso esse seja seu desejo.

Não é à toa que milhões de pessoas se capacitam, atualizam e aperfeiçoam com um curso online excelente e primoroso. Aproveite essa oportunidade e inscreva-se no Educamundo, com certeza você vai adorar as vantagens do nosso portal. Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário. Quer compartilhar essa ideia? Espalhe o artigo em suas redes sociais. Boa sorte e até mais.

Equipe Educamundo

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