A infância é um período importantíssimo do desenvolvimento humano, cheio de descobertas, novidades e conhecimento sobre o mundo.
Por esse motivo, pode ser um tanto desafiador dar aulas para crianças. Porém, o segredo para ser um bom professor é conseguir aliar pedagogia com atividades que desenvolvam mais de uma habilidade.
Dessa forma, no artigo de hoje vamos falar sobre práticas de ensino infantil e como aplicá-las de forma eficaz na sala de aula. Vamos lá?
Práticas de ensino infantil: como ser um professor estratégico
Elementos de desenvolvimento na educação infantil
Quando falamos sobre desenvolvimento na educação infantil, existem diversos elementos que devem ser levados em consideração.
Afinal, é na infância que começamos a desenvolver o nosso intelecto, entendemos o que é coordenação motora, conhecemos o nosso corpo, entramos em contato com nossas emoções, além de compreender o que é a sociedade.
Por isso, boas práticas da educação infantil precisam levar cada um desses aspectos devem ser ponderados.
É preciso ter consciência que toda atividade proposta em sala de aula irá trabalhar com um dos aspectos citados acima. Por isso, é necessário pensar em cada uma delas com cautela.
O brincar na educação infantil
As brincadeiras na educação infantil são essenciais para o desenvolvimento das aulas e podem ser ferramentas super importantes para ampliar as percepções sociais das crianças, assim como a integração dos pequenos.
Por ser uma ferramenta versátil, o brincar pode ser utilizado para atingir diversos objetivos. Ela serve para facilitar o aprendizado em uma aula de matemática, como também, para incentivar o desenvolvimento linguístico das crianças.
Qual a importância do brincar na educação infantil
O brincar na educação infantil tem grande relevância no desenvolvimento social de uma criança. É através do brincar que ela tem contato com o mundo e consegue desenvolver diversas habilidades psicossociais, usando a imaginação, a criatividade e representando papéis sociais diversos.
Atividades para a educação infantil
Existem diversas atividades para a educação infantil que podem ser utilizadas de forma estratégica em suas aulas. Vamos dar alguns exemplos:
-
Massinha de modelar: o uso dessa ferramenta em sala de aula não só incentiva o uso da imaginação e a concentração, como também pode ser bem relaxante para os pequenos.
-
Caixa surpresa: para a execução dessa tarefa, basta esconder um objeto em uma caixa e descrevê-lo para as crianças, a fim de que elas descubram o que é.
-
Alongamento: o alongamento pode ser utilizado como um momento de relaxamento após atividades recreativas. Além de ampliar a flexibilidade das crianças, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora.
-
Tangram: esta é uma ferramenta muito interessante, que pode ser utilizada para o desenvolvimento psicológico, assim como trabalhar disciplinas, como a matemática.
Aprenda mais sobre técnicas na educação infantil com o Educamundo!
Gostou das nossas dicas? Que tal continuar estudando com os cursos online com certificado opcional do Educamundo?
Aqui no portal, oferecemos educação de qualidade por preço justo. Investindo apenas R$ 79,90 você tem acesso não só ao Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil, como a mais de 1.200 cursos online disponíveis no Pacote Master, por 12 meses e sem cobrança de mensalidades.
Não perca essa oportunidade e comece a estudar. Inscreva-se agora mesmo!