O termo progressão de carreira é bastante difundido no funcionalismo público. Trata-se de uma mudança na carreira do servidor, como uma promoção de um funcionário de empresa privada.
O que poucos sabem é que há também casos em que o servidor público consegue uma promoção funcional. Mas afinal, o que é uma coisa e outra? Já vamos explicar a diferença.
No entanto, uma coisa que você precisa saber agora é que os cursos online com certificado do Educamundo atendem os requisitos para ajudar tanto na progressão quanto na promoção – e mais além, porque na Educação há a evolução funcional.
Você vai conhecer mais sobre isso ao longo deste texto.
Progressão de carreira ou promoção funcional?
Quem tem um cargo, emprego e função pública, ao contrário do que se pensa, tem como avançar na carreira.
Isso acontece, basicamente, de três maneiras:
-
Pela progressão de carreira: um avanço horizontal de cargo. O servidor passa de uma faixa salarial para outra, sem mudar de classe;
-
Promoção funcional: é quando o servidor assume outra função ao subir de um nível hierárquico para outro;
-
Evolução funcional: é a passagem de níveis de professores da rede pública.
Em todos os casos, cursos online estão entre os tipos de recursos que podem auxiliar o servidor a avançar na carreira.
Por isso, não perca mais tempo, ao conseguir a sua licença capacitação, adquira ou aperfeiçoe suas competências com os cursos do Educamundo.
Diferença entre cargo, emprego e função pública
Essas definições estão diretamente relacionadas aos tipos de servidores públicos:
-
Os estatutários: sendo funcionários públicos, possuem cargos criados por lei, previstos em determinado número e remunerados por pessoa jurídica de direito público;
-
Os empregados públicos celetistas: possuem emprego, são contratados por autarquias ou fundações sob uma relação trabalhista celetista, ou seja, regida pela CLT;
-
Os servidores temporários: têm funções que são as atribuições dadas a cada categoria profissional, e a determinados servidores que executam serviços temporários ou eventuais.
A gestão de pessoas no setor público
A licença capacitação é parte de ações da gestão de pessoas no setor público. Assim como na iniciativa privada, é essencial à valorização do capital humano.
Como funciona a licença capacitação do servidor público federal
A licença capacitação do servidor público federal, assim como nas esferas estaduais e municipais, é direito adquirido pelo servidor a cada cinco anos após sua efetivação no cargo público.
O servidor tem direito até três meses de licença, para participar de programas de capacitação. O Educamundo faz parte desse processo e certifica, diariamente, centenas de servidores, que aproveitam os excelentes conteúdos de nossos cursos para adquirir ou aperfeiçoar novas competências.
Entre as áreas mais buscadas estão Educação, Saúde, Administração, Direito, Recursos Humanos e outras.
O que é lotação de servidor público?
Lotação de servidor público significa ele ser vinculado junto ao órgão para o qual ele se candidatou, assim como à função. Caso ele precise ser alocado em outro órgão ou função, diz-se que é ele está em exercício.
Por que se capacitar com o Educamundo
Você já percebeu que o Educamundo é a sua melhor opção para se qualificar desde a preparação para o concurso público até sua progressão de carreira.
Sendo assim, é hora de fazer a sua matrícula e iniciar seus estudos. Invista apenas R$ 79,90 e garanta o acesso a mais de 1.200 cursos que compõem o Pacote Master.
Durante a vigência de sua matrícula, que é de um ano, você poderá fazer quantos cursos quiser. E caso opte pela certificação, pode definir a carga horária – temos opções de 5 a 420 horas.
Aproveite todos esses benefícios e alavanque sua carreira!