A forma como as pessoas se conectam aos negócios atualmente é pautada por técnicas como inovação, criatividade, dinamismo e estratégia. Isso resultou de uma concorrência acirrada, que provocou mudanças no padrão tradicional e impactou em várias áreas, inclusive na de recursos humanos.
Se gerir pessoas já era um grande desafio, as tendências potencializaram isso, exigindo de administradores e gestores, sobretudo de quem é da área de recursos humanos, inteligência estratégica e domínio em práticas de desenvolvimento de pessoas.
Os funcionários ganharam o status de colaboradores e a aquisição de conhecimentos se tornou essencial para a formação. Não podemos esquecer da evolução tecnológica e de um novo perfil profissional, resultado de tendências como o RH 4.0.
Aqui no Educamundo há cursos de capacitação EAD que o preparam para esses novos cenários, como o Curso Online Gestão de Recursos Humanos. Saiba mais!
RH 4.0: novidades e desafios
O boom tecnológico nos levou à revolução 4.0, que inclui diversas áreas de atuação, e com o RH não seria diferente.
Duas coisas, em especial, marcaram o setor de RH nos últimos anos: o uso de tecnologias como forma de agilizar a produtividade e o planejamento estratégico do setor, para garantir o crescimento sustentável da organização.
O foco do RH mudou e o setor acolheu mais atividades. Diferentemente do RH tradicional, cujas principais funções desempenhadas eram o controle de horários e o pagamento de encargos e salários, o RH 4.0 é focado em outras frentes, altamente estratégicas.
A atração e retenção de profissionais qualificados e a melhoria do clima organizacional são alguns exemplos. Os resultados desse trabalho contribuem diretamente para os resultados da empresa.
Outros desafios exigem uma atenção especial dos profissionais de RH. Em meio à automação de processos e aos novos perfis no mercado, há os colaboradores que são de gerações que nasceram entre as transições de tecnologias, ou até mesmo antes.
Nesse contexto percebe-se claramente a importância do RH estratégico, que capacite e oriente as transformações, enquanto qualifica sua força de trabalho.
A importância da educação profissional e a atribuição “treinamento e desenvolvimento”
O que a educação profissional tem a ver com RH? Tudo, pois parte das atribuições do setor é proporcionar treinamento e desenvolvimento a seus colaboradores.
Dessa forma, cria-se uma situação de ganha-ganha, o colaborador amplia seus saberes e a empresa tem um colaborador mais capacitado e parte fundamental para que alcance seus resultados.
Como fazer um plano de treinamento e desenvolvimento de pessoas
Os passos para a elaboração de um plano de treinamento e desenvolvimento são:
-
Definir metas e objetivos;
-
Criar um plano de ação;
-
Verificar se há os recursos necessários para o treinamento;
-
Propor opções de treinamento em áreas de interesse dos colaboradores e considerar as características de cada um;
-
Medir e avaliar o desenvolvimento das atividades, a fim de perceber o progresso;
-
Informar a equipe sobre os resultados;
-
Utilizar as novas habilidades dos colaboradores nas atividades da empresa.
Cursos de capacitação EAD não podem faltar em treinamento e desenvolvimento
Uma das formas de as organizações capacitarem seus colaboradores é por meio de cursos online. As vantagens são várias, dentre elas podemos citar a flexibilidade de horários e o investimento acessível. Além disso, cursos online com certificado incrementam qualquer currículo e potencializam o capital intelectual das empresas. É um benefício tanto para a organização quanto para o colaborador.
Agora que você sabe um pouco sobre o RH 4.0 e suas principais mudanças e desafios, temos uma surpresa! Você pode baixar nosso e-book: “RH 4.0: você está preparado? Tendências e desafios da área” e ter dicas e insights incríveis sobre a área. Aproveite!