Você já mandou uma mensagem para alguém e recebeu como resposta algo completamente diferente do que esperava porque o destinatário simplesmente não entendeu o texto enviado? Essa situação é mais comum do que se imagina e resulta de ruídos na comunicação, um problema que gera falhas na compreensão de uma informação.
Porém, o que fazer para melhorar sua escrita e criar bons conteúdos? Aqui no Educamundo, temos o Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical, que pode ajudá-lo bastante com essa questão. Contudo, no artigo de hoje, já vamos trazer algumas dicas para você criar um texto funcional. Venha com a gente conferir cada uma delas.
Evitando os ruídos na comunicação
Não existem grandes mistérios para escrever bem. Basicamente, essa é uma habilidade que precisa de treino, boa capacidade de leitura e facilidade para organizar ideias. Porém, para evitar os tais ruídos dentro da linguagem verbal escrita é importante observar algumas questões básicas.
1. Observe o canal de comunicação escolhido
Você precisa analisar o local por onde seu texto será transmitido. Afinal de contas, cada canal exige cuidados específicos. Ou seja, a forma de escrever para um blog é diferente daquela usada em uma rede social ou em uma jornal, por exemplo. Então, adeque sua escrita para o espaço onde ela será veiculada.
2. Leve em conta o perfil do interlocutor
Você não fala com seu amigo do mesmo modo que conversa com seu chefe ou seus pais, não é verdade? O que ocorre é que cada interlocutor pede um tipo de comunicação diferente. O mesmo vale para o momento da escrita. É preciso levar em conta o perfil do interlocutor e trabalhar o texto para que seja acessível ao público-leitor.
Então, por exemplo, se você trabalhar em um local que utiliza muitos jargões, será preciso controlar o uso desses termos ao escrever para um público mais geral. Afinal de contas, nem todo mundo vai entender tais palavras. Se for um texto jornalístico, ele pede imparcialidade e uma conversa mais direta. Já um artigo de vendas, preza pela persuasão e deve trazer opiniões que embasem a efetividade de um produto ou serviço.
3. Realize uma revisão gramatical
Erros de ortografia, concordância, regência, entre outros podem gerar informações ambíguas, desconexas e bastante confusas para o leitor. Sendo assim, não se esqueça de fazer uma revisão gramatical no seu texto antes de enviá-lo ao destinatário. Desse modo, será mais fácil perceber possíveis erros e evitar os tão temidos ruídos de linguagem.
4. Trabalhe a análise do discurso
O termo análise do discurso relaciona-se com o sentido que um texto adquire na interação com o leitor. Isso quer dizer você precisa pensar em como um determinado assunto será recebido pelo público e desenvolvê-lo levando essa questão em conta. Desse modo, talvez seja preciso abordar algo de forma mais suave em casos específicos ou ser mais persuasivo em outros, por exemplo.
Qual a diferença entre discurso direto e indireto?
Discurso direto está relacionado com a transcrição direta da fala de um personagem ou pessoa, sendo iniciado geralmente por travessão. Discurso indireto é aquele feito em terceira pessoa, relatando alguma informação com base na própria interpretação do autor, podendo aparecer em textos jornalísticos, literários etc.
Bem, ao colocar em prática as quatro dicas apresentadas ao longo do texto, será mais simples construir textos sem ruídos na comunicação. Porém, você pode melhorar ainda mais a sua habilidade escrita com os nossos cursos online. Além do conteúdo citado no início do artigo, temos outros mais 1.200 cursos em diversas áreas do conhecimento. Então, confira também o post Como melhorar sua escrita com os cursos do Educamundo.
Por fim, não perca tempo e inscreva-se agora em nossa plataforma pelo valor de R$ 79,90, anual e sem mensalidades. Faça com mais de 200 mil alunos e descubra por que somos um dos maiores sites de cursos online com certificado do Brasil.
Ah, caso tenha mais alguma dica sobre como melhorar a comunicação escrita, compartilhe conosco aqui nos comentários!