Quem busca aprender sobre SEO (Search Engine Optimization) vai se deparar com um conjunto de mais de 200 fatores de classificação.
Para facilitar e dividir esses fatores, alguns especialistas em otimização, decidiram criar duas categorias, uma conhecida como SEO on page e outra conhecida como SEO off page.
A primeira busca relacionar fatores de otimização da página, já a segunda trata dos fatores fora da página.
Neste artigo vamos explicar de forma simples o que é o SEO off page e os seus principais fatores de classificação.
O que é SEO off page?
SEO off page (também conhecido como SEO fora da página) é um termo utilizado para ações que são realizadas fora do seu site que resultam em uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.
Apesar de existirem diversos fatores responsáveis pela classificação de uma página no topo das buscas (tanto on, quanto off page), a otimização fora da página ainda é um fator de extrema importância para um site.
Isso se revela, pois os sinais que vem de fora do site transmitem aos mecanismos de pesquisa, certa autoridade e confiabilidade aquele domínio.
Além disso, muitas pesquisas realizadas, como uma feita pela MOZ, revela que os fatores de otimização externos correspondem a muito mais de 50% do peso da classificação nas buscas.
Abaixo vamos elencar alguns dos principais fatores de SEO off page.
Backlinks
Se você procurar saber qual dos fatores é o mais importante na otimização off page, vai perceber que 10 em cada 10 profissionais colocam no início da lista de importância os backlinks.
O Google entende backlinks como um sinal de autoridade. É como se o seu material fosse tão bom, que outras pessoas o indicariam dentro dos seus próprios sites.
A estratégia de backlinks consiste em conseguir links de outros locais para o seu site, e os sites que tenham grande autoridade dentro do seu setor que linkam para você passam muito mais autoridade do que aqueles menos conhecidos.
Como conseguir backlinks?
Dentre as estratégias mais populares para conseguir backlinks de qualidade, essas são as mais populares:
-
guest posts;
-
publicação de conteúdo de extrema qualidade; ou
-
contratação de profissionais de relações públicas.
Uma dica importante: autoridade de domínio
Se você encontrou alguns outros sites para pedir link e fazer guest post ou trabalha com relações públicas mas não sabe se o site é a melhor opção para buscar um backlink, você deve atentar-se a sua autoridade.
A autoridade de domínio é uma métrica que vai definir a qualidade daquele domínio quanto a seus fatores off page.
Não existe uma ferramenta oficial para medir essa autoridade, mas muitos sites com ferramentas de SEO como ahrefs e MOZ, possuem ferramentas que dão dados aproximados, vale a pena conferir.
Os sinais sociais e uma dica de curso online
Um outro fator de extrema importância quanto ao seo off page são os sinais sociais, ou seja, likes, compartilhamentos, tweets e comentários que de uma forma ou outra citam e expõem sua marca e consequentemente melhoram o posicionamento do seu site. Trata-se de um assunto importante e que você pode aprender mais em nosso Curso Online SEO para programadores.
Investindo apenas R$ 79,90 uma única vez ao ano, você tem acesso completo a este e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master.
Fazendo sua inscrição você pode fazer outros cursos online como aqueles na área de marketing, direito, saúde e muito mais.
Inscreva-se agora mesmo e aproveite esta incrível oportunidade!