A instrumentação é a área que aperfeiçoa o desempenho dos processos industriais, por meio do controle de volume, densidade, peso, vazão e outras medidas. Seu objetivo é proporcionar uma medição eficiente, para que não haja problemas ou interrupções nos processos.
A instrumentação industrial é uma ciência, você sabia disso? Seu objeto de estudo, desenvolvimento e aplicação são instrumentos de medição e de controle de processos nas indústrias, principalmente nas de transformação.
Como toda ciência, é claro que existe a terminologia específica, assim como a simbologia da instrumentação.
Quem tem carreira nessa área sabe disso, mesmo assim, precisa estar em constante atualização. Quem pretende seguir precisa aprender desde o início e se familiarizar com os símbolos e termos técnicos.
No Curso Online Instrumentação e Automação Industrial esses tópicos não poderiam faltar, e neste post vamos falar sobre eles. Continue lendo!
Simbologia da instrumentação, terminologia e outros tópicos relacionados
O que é instrumentação e controle?
Instrumentação e controle nada mais é do que outra forma de se referir à instrumentação industrial, uma vez que ela é responsável pelo controle da medição dos processos da produção industrial.
Além desses conceitos básicos, como o de instrumentação e controle, o profissional da área precisa conhecer o funcionamento da simbologia que se aplica aos processos e equipamentos.
O que é a simbologia ISA
As normas e símbolos de instrumentação são baseados na simbologia ISA, padronização obrigatória para a identificação de instrumentos.
As normas ISA S-5.1, 5.2, 5.3 e 5.4 estipulam gráficos, símbolos e condições para que a identificação alfanumérica aponte os instrumentos ou funções que devem ser usados nas malhas ou diagramas de controle de projetos.
As letras determinam:
-
função do dispositivo;
-
modificadores;
-
varável que deve ser medida.
Os diagramas de P&I (Piping and Instrumentation) são amplamente utilizados para descrever detalhadamente projetos de malhas de controle. Eles indicam as medidas utilizadas, os tipos de controle e a sua relação com o processo.
Terminologia que todo técnico em instrumentação deve conhecer
Para o técnico em instrumentação é tão importante conhecer a simbologia quanto a terminologia da área.
Vamos lhe mostrar alguns dos termos mais utilizados em controle de processos:
-
Set point (SP): é o valor no qual deve se manter a variável de processo.
-
Variável manipulada (VM): é a variável na qual se mexe a fim de manter a variável que se deseja (set point).
-
Variável de processo (VP): é a variável que vai ser controlada: pressão, nível, temperatura, vazão etc.
-
Erro (offset): é a diferença entre a VP e o SP, e pode ser tanto positiva quanto negativa.
-
Zona morta: é a máxima variação que pode ter a variável sem que haja alterações no sinal de saída de um instrumento.
-
Erro combinado: é o máximo desvio que pode ocorrer entre a reta de referência e a curva de medição.
Para aprender terminologia, simbologia e tudo mais relacionado à área de automação e instrumentação industrial, você deve fazer o Curso Online Instrumentação e Automação Industrial do Educamundo.
Por R$ 79,90 você assina o Pacote Master e tem acesso a mais de 1.200 cursos online, e pode fazer todos os que quiser durante um ano.
Faça a sua inscrição agora mesmo e entenda por que somos referência em cursos online com certificado no Brasil. Bons estudos e até mais!