Entender a diferença entre o plano de ensino e o plano de aula é uma tarefa que todo professor que deseja progredir em sua carreira deve saber.
Um bom plano de aula e de ensino ajudam a reter a atenção e vontade dos alunos em aprender.
De acordo com o IBGE EDUCA, em 2019 o número de pessoas com mais de 25 anos que finalizaram a educação básica foi de apenas 48,8%.
Este número é alarmante e mostra que ainda existem falhas em nosso sistema de ensino.
Mas não se preocupe se esse tema, até o momento, não está completamente claro para você.
Saber diferenciar exatamente o plano de ensino do plano de aula é uma dúvida comum entre professores de todo o país.
Por este motivo, separamos este guia completo, que irá te mostrar de uma forma simples e prática a diferente entre o plano de ensino e o plano de aula.
Venha conferir abaixo!
Plano de ensino X Plano de aula
O momento em sala de aula, com todos os alunos reunidos e com a professora lecionando uma matéria, aplicando uma prova ou propondo uma atividade em grupo requer um bom planejamento.
Este processo requer criatividade, metodologia, estudos, metas e planejamento a curto e longo prazo.
Quanto mais organizado e bem elaborado for o plano de ensino e o plano de aula de uma professora, melhor será o desempenho e adesão dos alunos com a matéria.
E consequentemente, quanto mais um aluno progredir e demonstrar interesse com os assuntos escolares, mais reconhecida se torna a professora, ou professor, responsável por estas conquistas.
Mas afinal, qual é a real diferença entre o plano de ensino e o plano de aula?
Plano de ensino
O plano de ensino deve ser realizado antes do plano de aula. Mas por que?
Isso se deve, pois o plano de ensino está diretamente ligado com as ações e metodologias pedagógicas que serão utilizadas para lecionar uma determinada disciplina.
Este plano serve como um guia que irá orientar o trabalho docente que será executado durante o período escolar.
Geralmente um plano de ensino consiste em:
• Metodologia a ser utilizada;
• Conteúdos que serão trabalhados;
• Objetivos gerais da disciplina;
• Estratégias de como a disciplina será lecionada;
• Como será o sistema de avaliação: provas, trabalhos em grupo, atividades em sala, apresentações, etc.
Plano de aula
Em contra partida o plano de aula foca no micro, ou seja, no que será trabalhado diariamente em sala de aula.
O Plano de aula usará o plano de ensino como um condutor, utilizando as normas e padrões nele estabelecidos.
Gostamos de pensar no plano de aula como um roteiro de cada encontro com os alunos.
Normalmente um bom plano de ensino apresenta:
• Tema da aula;
• Conteúdo do dia;
• Qual estratégia proposta no plano de ensino será utilizada;
• Quais materiais ou equipamentos serão necessários;
• Qual a duração da aula / atividade / prova.
Dicas práticas para te ajudar a construir um bom plano de aula
Agora que ficou claro o que é um plano de aula e sua diferença em relação ao plano de ensino, separamos algumas dicas práticas para te ajudar a construir um bom plano de aula.
Tenha metas bem definidas
O plano de aula trata de temas específicos do dia-a-dia de uma sala, por isso, é preciso ter metas e objetivos claros sobre o que deve ser aprendido em cada matéria.
As metas podem ser mensuradas de diferentes formas, como por exemplo: a adesão dos alunos a determinado tema, atenção durante a explicação, realização do para casa ou média de notas em uma avaliação.
Respeite o ritmo da sala de aula
Por mais que uma professora tenha um plano de aula bem elaborado, é preciso respeitar o ritmo de uma sala de aula. Alunos apresentam tempos de aprendizados diferentes.
Cada classe terá uma frequência distinta, tornando-se necessário adaptar o plano de aula de acordo com esse ritmo, buscando sempre o aprendizado e interesse por parte dos alunos.
Utilize a improvisação a seu favor
Um bom plano de aula deve ser adaptável. Irão existir dias em que a classe está mais focada, assim como dias que o interesse pode estar mais baixo.
Ao utilizar a improvisação em seu favor, uma professora poderá moldar o plano de aula de acordo com o clima da sala de aula.
Não existe problema algum passar uma atividade mais relaxante em um dia pós prova, por exemplo. É importante que os alunos se sintam bem em aprender e mudar o ritmo às vezes é essencial.
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Conclusão
Em suma, um bom plano de aula requer um bom plano de ensino, pois ele guiará todo o processo didático que o docente ofertará a seus alunos durante o ano letivo.
O plano de ensino consiste no macro, ou seja, em questões didáticas gerais como metodologias, objetivos e sistemas de avaliação.
Já o plano de aula focará no micro, seu objetivo é aplicar o plano e ensino e destrinchá-lo no dia-a-dia de uma classe, por exemplo: o que será aprendido no dia, quais recursos serão utilizados e a duração de cada atividade.