Empresa desorganizada é sinal de má gestão, sobretudo de falta de liderança. A falta de organização é a causa de muitos processos mal conduzidos, de projetos atrasados, de desperdício de materiais, de perda de vendas e clientes, altos custos, queda na produtividade e qualidade e muitos outros problemas.
Muitas vezes a desorganização não é levada a sério, não há o comprometimento de buscar soluções para organizar e controlar os processos organizacionais. Um grande erro, pois, como vimos, há muito a perder.
No entanto, quem busca soluções tem opções de ferramentas que ajudam na implementação de um sistema de organização.
Só que isso não basta. É preciso também a implementação de uma cultura organizacional forte ou até mesmo um trabalho de mudança de pensamento e atitude por parte dos colaboradores. Uma forma de fazer isso é por meio da aprendizagem organizacional. Continue com a leitura e saiba um pouco mais sobre como implementar meios para acabar com a desorganização no ambiente de trabalho.
Pode não parecer, mas a arrumação do local de trabalho ajuda a otimizar o desenvolvimento das tarefas, garantir processos mais eficientes e eficazes e também aumentar a motivação dos colaboradores.
Para chegar a um ótimo nível de organização é preciso a conscientização geral e a participação de todos.
Quando se combate a desorganização no ambiente de trabalho, os resultados são logo vistos – os primeiros aparecem na produtividade e qualidade do trabalho dos colaboradores.
Veja como a aprendizagem organizacional pode ajudar nesse sentido.
sistematizar a mesa de trabalho: todo colaborador deve saber que organizar sua mesa ou espaço de trabalho não é apenas deixar tudo alinhado. É, na verdade, encontrar um sistema de acesso ao que utiliza com mais frequência, por exemplo. Dessa forma, evita perda de tempo para alcançá-los. O ideal é ter espaços com poucos objetos, pois muito cheios podem atrapalhar e até mesmo tirar a concentração.
descartar o desnecessário: se não é mais usado e perdeu seu valor informativo, deve ser jogado no lixo. Pilhas de papéis e folhas acumuladas em prateleiras, mesas e gavetas só tendem ocupar espaço e atrapalhar.
ter cada objeto em seu lugar: pastas, documentos, canetas, lápis e todo material de uso regular deve ter seu próprio espaço. Quando todos sabem o lugar de cada coisa há a otimização de tempo, coisa que não acontece quando tudo é desorganizado e as pessoas precisam procurar por materiais.
pensar na funcionalidade e ergonomia: mesas, cadeiras, monitores – tudo deve estar disposto de forma ergonômica, a fim de estimular a boa postura e evitar desconfortos, dores e outras doenças, como LER.
Para entender bem essa relação, é preciso primeiro compreender o conceito de organização do trabalho.
Organização do trabalho é o conjunto de ações determinadas pela organização para que sejam cumpridas. O trabalho é organizado por: tecnologia, máquinas, manutenção, matéria-prima, material, método, meio ambiente e mão de obra.
A ergonomia é a interação do colaborador com esses elementos. Assim, se há falha (desorganização) em um deles, poderá haver sobrecarga de trabalho para o colaborador. Se a organização do trabalho estivesse funcionando bem, isso não aconteceria.
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