O Mínimo Produto Viável, também conhecido com o MVP (Minimum Viable Product) é uma estratégia bastante relevante na hora de começar um novo empreendimento.
A estruturação desse tipo de projeto permite diversas validações iniciais de um modelo de negócio, assim como permitem a otimização mais rápida do produto e evita o gasto desnecessário de recursos.
No artigo de hoje você vai descobrir na prática o uso do MVP e entender o que precisa para abrir uma empresa. Vamos lá?
O mínimo produto viável nada mais é do que a estrutura inicial das principais funcionalidades do serviço oferecido pela sua empresa e a estrutura inicial da operação por trás dele.
A metodologia se popularizou através do livro Lean Startup, de Eric Ries, considerada por muitos empreendedores como a bíblia do desenvolvimento de startups.
O MVP tem muito destaque em desenvolvimento de novos negócios, principalmente no meio digital. Isso porque sua origem está bastante interligada a tecnologia e desenvolvimento de startups.
No modelo tradicional de criação de novas empresas, há um processo extenso de validação de mercado, incubação do produto, experimentação, testes, desenvolvimento e muito planejamento até que o produto esteja pronto para ir para o mercado.
Esse tipo de estrutura tem vantagens interessantes, uma vez que apresenta para o consumidor um produto completo. Por outro lado, sua grande desvantagem é que a preparação do empreendimento tem um alto custo inicial e, caso o produto não tenha adesão no mercado, o prejuízo é maior.
Utilizando a estratégia de MVP, o lançamento do produto acontece simultaneamente ao seu desenvolvimento. Coloca-se o serviço no mercado com as features essenciais para que ele possa funcionar, dando início a operação com pouco.
À medida que o serviço vai trazendo resultado, otimiza-se e criam-se novas features, baseadas na coleta de dados feitas com os usuários do MVP.
Esse tipo de estratégia permite um serviço bem desenvolvido a longo prazo, e baixo custo inicial. Porém, por não ir ao mercado de forma completa, pode ter pouca adesão inicial do público consumidor.
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Com o MVP, os processos para abrir uma empresa são semelhantes do que os produtos que são lançados a partir de métodos mais tradicionais. É preciso de um CNPJ, contrato social, registro e todas as exigências legais para a abertura de uma empresa.
O que muda entre um modelo e o outro é a abordagem ao consumidor e o nível de recurso aplicado durante a estruturação do novo serviço.
Faça uma pesquisa de mercado para validar seu negócio;
Tenha um plano de vendas e de marketing;
Desenhe objetivos claros para o futuro da sua empresa;
Estruture um planejamento financeiro;
Aproxime-se do seu consumidor;
Otimize sempre o seu negócio.
Se você quer saber como tirar uma ideia do papel, é preciso entender que, primeiramente, é necessário criar um sistema de validação.
É através dele que você irá compreender quais são as features essenciais do seu serviço e se o mercado está pronto para sua ideia.
Também é preciso muito planejamento e estudo. Por isso, faça cursos online e procure ampliar seus conhecimentos.
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Com todas essas dicas, ficou fácil saber como começar seu novo negócio. Compartilhe esse post com seus amigos e comenta aqui embaixo o que você achou!