Quando falamos sobre manutenção e melhora contínua dos processos internos de uma empresa, estamos nos referindo, especialmente, à necessidade de incluir, dentro do Sistema de Gestão da Qualidade, a auditoria interna.
Mas você sabe, na teoria, o que é uma auditoria interna? É exatamente sobre isso que discutiremos em nosso post de hoje. Leia, acompanhe e saiba qual a importância desta ferramenta na gestão de riscos.
Entende-se como conceito de auditoria interna o conjunto de procedimentos capaz de gerir processos e controles internos de uma empresa, independentemente de seu porte. Sua finalidade é desenvolver ações específicas que auxiliem no gerenciamento de riscos, obtendo resultados positivos e objetivos.
É muito comum relacionar a auditoria interna apenas ao gerenciamento operacional, com foco nos processos. No entanto, existem inúmeras modalidades de auditoria que, quando avaliadas em conjunto, garantem o sucesso das operações como um todo. A seguir, listaremos alguns dos objetivos da auditoria interna e suas modalidades.
Auditoria Financeira: ligada também ao setor contábil, a auditoria financeira é focada na avaliação das demonstrações financeiras da empresa, esmiuçando as transações e garantindo que as mesmas atendam à legislação vigente, bem como aos valores propostos pela empresa.
Auditoria Operacional: basicamente, a auditoria operacional é responsável por avaliar o desempenho de determinados setores. O principal intuito é descobrir se os processos estão sendo realizados exatamente como previsto no plano tático redigido.
Auditoria de Qualidade: o foco da auditoria de qualidade é garantir que os produtos e os serviços disponibilizados aos clientes sigam um alto padrão de qualidade. No entanto, este processo de auditoria deve considerar o custo da qualidade e a aceitabilidade do alto padrão por parte do consumidor.
Auditoria de Sistemas: utilizada comumente para avaliar a implementação e a operação de novos sistemas internos, esta modalidade é útil, também, para avaliar os custos e os níveis de segurança e a confiabilidade do processamento de dados e informações da empresa.
Enquanto a auditoria interna é realizada por auditores de qualidade pertencentes à própria organização, a auditoria externa é assinada por auditores independentes.
As duas modalidades de auditoria, interna e independente, oferecem as mesmas vantagens à empresa, ou seja, avaliam processos de forma efetiva e levam informações concretas e realistas à administração. No entanto, enquanto na auditoria interna o foco vai além, perpassando também pela localização e prevenção de fraudes, na auditoria independente não há essa preocupação.
Outro fato relevante é que os auditores externos realizam uma análise um pouco mais neutra, uma vez que não vivem o dia a dia da empresa e não possuem opiniões prévias já formadas.
Definição de auditoria interna: plano de estratégias que otimizam os processos da empresa, identificando gargalos, revendo ações e garantindo o bom desempenho.
Exemplos de auditoria interna: financeira, operacional, de qualidade, de sistemas, contábil, de itens e de processos.
Importância da auditoria interna na gestão de riscos: possibilidade de avaliar, classificar e priorizar os riscos futuros, incluindo ações mais efetivas em setores com maior propensão a falhas.
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