Saber o objetivo da logística torna os processos mais otimizados e reduz o tempo de entrega para o cliente final.
Quando uma empresa tem a sua logística bem projetada e estruturada, todas os departamentos que envolvem a produção ou a fabricação de algo ficam sincronizados.
Logística o que faz? Compreender como ela desempenha esse papel em diferentes cenários são respostas que você terá ao concluir a leitura deste artigo.
A logística tem a finalidade de administrar e controlar o trâmite das compras e armazenamento de insumos/recursos com eficiência e dentro dos padrões de qualidade que os clientes exigem. Esse controle parte desde da aquisição de matérias-primas a entrega do produto acabado para o cliente final.
A logística faz todo o trâmite de recursos, matérias-primas e insumos e também dos produtos acabados. É responsável pelo controle, giro, reposição e distribuição de estoques em uma cadeia de abastecimento.
Os profissionais formados nessa área cuidam de toda a parte de abastecimento e transação de matérias-primas e produtos acabados.
A logística reversa é quando determinado produto pós-consumo é levado de volta ao seu estado de origem para passar por um novo processo. A empresa que busca aplicar esse conceito em seus negócios, reduz os custos operacionais e traz benefícios ecológicos e sociais independentemente se o pós-consumo envolve um cliente ou até mesmo o próprio negócio.
Segundo a Política Nacional de Recursos Sólidos, promulgada pela Lei 12.305, a logística reversa pode ser definida como qualquer ação com a atitude de gerenciar, ou integrar os produtos para eles serem reaproveitados em algum ciclo, ou descartados corretamente.
Essa medida visa gerar benefícios para a sociedade e prezar pela preservação do meio ambiente. Além disso, com a reciclagem, os produtos que poderiam agredir o meio ambiente são devolvidos para a sua empresa de origem.
A logística reversa e sustentabilidade andam juntas quando um processo é invertido e reduz o consumo de matérias-primas.
Os custos exorbitantes e os aumentos no consumo de matéria-prima para atender a uma demanda cada vez mais exigente têm provocado sérias discussões a respeito do desenvolvimento e crescimento sustentável.
Esses processos consistem na reaproveitação dos itens para que seja criado outro bem durável ou descartável. O importante é originar algo novo com o mínimo de custos possíveis. Antes de seguirmos para as estratégias sustentáveis, entenda o que é logística empresarial.
A logística empresarial é responsável por coordenar todos os processos de compras, gerenciamento de estoques, transportes, como isso será feito e todas as fases relacionadas à linha de produção/fabricação.
Para a empresa ter uma logística eficiente ela precisa pensar em estratégias como:
investir em comunicação eficiente;
controlar todos os processos da empresa;
inovar ou automatizar os processos;
otimizar o prazo de entrega aos clientes.
O objetivo da logística é gerenciar a cadeia de abastecimento de forma segura e otimizada, visando reduzir os custos operacionais, financeiros e administrativos com estratégias que minimizam os impactos ao meio ambiente.
Aprofunda os seus conhecimentos sobre a logística e conheça o nosso Curso Online Gestão da Cadeia de Suprimentos. Ao investir no Pacote Master, por apenas R$ 79,90 por ano, você terá acesso integral a esse e mais de 1.200 cursos online em qualquer área que desejar!
Além disso, esse pacote concede o direito de você aprender e certificar os seus conhecimentos com os cursos online com certificado (o documento é opcional e pode ser investido a parte conforme contratação do curso). Faça como mais 200 mil alunos satisfeitos, aprofunde e certifique os seus conhecimentos com os nossos cursos.