Relações Públicas (RP) é uma das carreiras em comunicação social. É a área que cuida de estratégias em comunicação, de forma que empresas ou pessoas públicas tenham destaque na comunidade em que estão inseridas ou no seu meio cultural.
Entre as carreiras de comunicação social mais valorizadas do mercado de trabalho está a de Relações Públicas, conhecida popularmente como RP. Quem visa entrar de cabeça na área, contudo, precisa contar com um currículo qualificado para conseguir as melhores vagas e crescer cada vez mais. Uma das melhores alternativas atualmente é o curso de relações públicas a distância da modalidade livre, ideal para capacitar, atualizar e aperfeiçoar conhecimentos a respeito da disciplina.
Aqui no Educamundo temos uma gama incrível de cursos online com certificado que abordam o universo da comunicação social e suas variadas vertentes, incluindo o Curso Online Relações Públicas. Elaborado por um setor pedagógico dedicado, esse curso online visa contribuir para a carreira de estudantes, profissionais e interessados no tema, com conteúdos abrangentes e aprofundados, desde a criação do conceito de RP a sua aplicação nos tempos modernos.
Se você está a procura de cursos a distância para complementar sua formação com excelência, experimente começar pelos estudos em nosso curso de relações públicas. Com ele, você terá recursos suficientes para atender melhor seus clientes e mostrar às empresas que sabe aplicar todas as teorias da profissão na rotina de trabalho.
Vamos conhecer um pouco do que aborda o curso de relações públicas online aqui do portal? Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas.
Como dito no início do artigo, o profissional de Relações Públicas é bem visto pelo mercado atual. Afinal, suas funções são essenciais para qualquer tipo de empresa ou pessoa pública. As corporações podem contar com um setor próprio de comunicação para resolver questões tanto internas quanto externas; ou elas podem optar por contratar uma empresa terceirizada que atue no ramo de comunicação integrada e relações públicas. De uma forma ou de outra, os profissionais envolvidos terão a missão de melhorar a imagem de seu cliente perante a mídia e o público utilizando de artifícios aprendidos em um curso de relações públicas de qualidade.
Quando se trata de pessoas públicas, podendo ser artistas, celebridades, atletas, políticos, empresários, entre outros, os relações-públicas são altamente requisitados para a função de administrar a carreira dos mesmos ou simplesmente divulgar seus feitos e suas opiniões. É todo um trabalho de mentoring e marketing pessoal, que envolve adequar a postura do cliente para cada tipo de público, visando sempre conseguir bastante visibilidade positiva.
Com a qualificação em cursos online com certificado que favoreçam o aprendizado amplificado dos conceitos de RP, os estudantes que visam um estágio ou profissionais que queiram alcançar vagas em empresas privadas ou em concursos públicos, multiplicarão suas chances e terão muito mais conhecimentos para disparar frente à concorrência.
Vale ressaltar que o profissional de RP bem-sucedido é aquele que consegue aliar habilidades de comunicação, de resolução de conflitos e conhecimentos de funções administrativas. Ou seja, é uma carreira que pede uma pessoa multidisciplinar e em constante renovação, até porque, ela acompanha todas as transformações do mundo moderno, sobretudo as que envolvem as facilidades de relacionamento interpessoal - internet, redes sociais, coaching, feiras, entre outras ferramentas. Portanto, vale buscar aprendizados, além de um curso de relações públicas conceituado, em outras alternativas de cursos online.
Aqui no Educamundo você encontra também o Curso Online Comunicação e Marketing e o Curso Online Relações Interpessoais na Empresa, que caem como uma luva nas necessidades que todo relações-públicas têm em seu dia a dia de trabalho. Vale a pena conferir.
A abordagem do contexto histórico é imprescindível para qualquer curso online sobre RP. Conhecer as origens desse conceito ajuda a entender como a profissão cresceu e possui a importância que tem hoje tanto no Brasil quanto no mundo todo. No século XIX, a aplicação das relações públicas já era debatida, mas sem cunho científico, o que foi acontecer no início do século XX pelos americanos, mais precisamente pelo publicitário Ivy Ledbetter Lee, que abriu uma agência voltada para serviços de imprensa juntamente com George Parker, em 1906.
Foi nessa época que Parker e Lee conseguiram um de seus clientes mais famosos, a família Rockefeller, influente por atuar no ramo petrolífero. Ao se envolver em um escândalo com seus empregados e as forças armadas, a sociedade da família se viu em meio a um mar de críticas e perda de confiança entre a população, os bancos e os investidores. Para melhorar sua imagem diante dessa situação, a agência de Lee foi contratada para orientá-los sobre qual seria a melhor escapatória: os pioneiros das relações públicas sugeriram que eles dialogassem com os funcionários e seus familiares, para apaziguar a situação e melhorar as condições de trabalho a partir daí, tudo em prol da imagem da corporação.
Desde então a presença de pessoas com conhecimentos técnicos em Relações Públicas se tornou indispensável para a manutenção da reputação de qualquer empresário e seu negócio. Na Segunda Guerra Mundial, inclusive, tais funções se estenderam para a política, quando os governantes da época exigiam que profissionais de RP atuassem para promover a comunicação entre os países envolvidos e até mesmo para a população.
Já quando falamos de Relações Públicas no Brasil, o patrono reconhecido é Eduardo Pinheiro Lobo, primeiro diretor de RP da antiga Light & Power, em 1914, que hoje se chama AES Eletropaulo. Depois, foram criados os cursos regulares em diversas faculdades e, agora, suas teorias e técnicas são ensinadas até mesmo em cursos online de instituições renomadas, como o Educamundo. A propósito, o passo a passo histórico está presente em nosso curso de relações públicas online de forma muito mais conclusiva, não deixe de conhecer.
Não podemos tratar as Relações Públicas como uma carreira que envolve somente um campo de estudo e de aplicação. Assim como outras disciplinas da comunicação social, a RP trabalha, na prática, conceitos de administração, comunicação organizacional, recursos humanos e até mesmo psicologia. São muitas estratégias que precisam ser destrinchadas para que as funções tragam bons resultados para todos os envolvidos. Entre as principais interfaces relacionadas à atuação destes profissionais estão:
Planejamento estratégico para o atendimento e o alcance de metas;
Planejamento de comunicação e atendimento a longo prazo;
Identificação e mapeamento de públicos estratégicos de clientes (profissionais ou empresas);
Construção e manutenção da imagem positiva do cliente perante a mídia;
Relacionamento constante com veículos de comunicação e influencers;
Gerenciamento de conflitos internos ou externos e de crises de reputação dos clientes;
Promoção e organização de eventos diversos;
Promoção de ações voluntárias, sustentáveis e de outras naturezas;
Divulgação de produtos, serviços e ações de clientes por diversos canais, incluindo as mídias sociais;
Elaboração de pesquisas de opinião que auxiliem em processos internos da organização.
Todas essas atribuições são valiosas para o âmbito organizacional e cabem perfeitamente ao dia a dia de qualquer profissional de relações públicas que ofereçam seus serviços de forma autônoma ou como funcionários de empresas. Em nosso curso de relações públicas a distância você tem acesso a um panorama completo de todas as atividades pertinentes a esse nicho, trazendo também outras opções, como a formação acadêmica, para quem visa dar aulas ou fazer pesquisa, por exemplo.
As Relações Públicas no contexto organizacional mostram uma face polivalente, ou seja, possui diversos instrumentos complexos ideais para fazer o que chamamos de "ponte" entre os diversos setores da organização e os seus públicos estratégicos. A comunicação estabelecida entre as partes resulta na identidade corporativa que será conhecida pela sociedade como um todo. O trabalho do RP dentro das empresas é árduo e constante, pois não basta somente, por exemplo, criar a marca e torná-la conhecida. O mais difícil e que não pode ter trégua é manter o nome "na boca do povo" de forma positiva e trazendo o lucro, tanto visado por qualquer empresa ou personalidade.
Dentro de cada organização, o RP poderá passar por diversas situações, nas quais seus conhecimentos serão válidos. Uma delas é a fusão ou expansão de empresas, seja para cidades, estados ou países diferentes. Em meio a tantas circunstâncias envolvidas nesses processos, há o cuidado específico com a gestão de pessoas, afinal, este é o alicerce de qualquer organização, principalmente em momentos de transformações. Os relações-públicas são os profissionais mais indicados para orientar setores e especialistas nesse sentido, promovendo uma movimentação em prol da liderança organizacional e comunicação assertiva dentro e fora da empresa.
Além dessa ocasião, há muitas outras que pedem as habilidades de um setor de RP, sendo que a maioria delas envolve o público. Deste modo, explanar sobre essa carreira e não abordar a importância dos públicos para seu trabalho significa oferecer um conteúdo incompleto. Por isso que nosso curso de relações públicas online se mantém como uma das melhores opções do mercado para quem deseja se qualificar nessa área. O material é vasto e responde às principais dúvidas de estudantes, profissionais e demais interessados. Que tal conhecer ao final deste artigo?
Como parte integrante de todo curso online relações públicas bem estruturado, como o que oferecemos aqui no Educamundo, o relacionamento entre empresa e público não poderia ficar de fora dessa nossa abordagem. Importante frisar que a corporação tem como encargo manter um relacionamento saudável entre seu público interno, que seriam os funcionários e os sócios, e o público externo, que seriam os fornecedores, parceiros e clientes. Nesse mote, o relações-públicas exerce o papel de facilitador da comunicação entre os envolvidos, garantindo a compreensão e a prospecção de bons resultados.
Começando pela comunicação interna, muitas empresas preferem ter um setor voltado especificamente para ela, outras, agregam um ou mais profissionais ao nicho de Recursos Humanos. Dos dois modos o trabalho a ser realizado é o mesmo. O RP terá a missão de promover ações que melhorem a comunicabilidade entre os setores da empresa; elaborar periódicos, jornais, revistas ou newsletters sobre assuntos pertinentes; comunicar por diversos canais a respeito de mudanças ou lembretes; melhorar a comunicação visual do ambiente; entre outras atividades. Há também a possibilidade de promover eventos e premiações internas.
Quanto à comunicação voltada para o público externo, deve ser empregada de forma cautelosa e constante, seguindo sempre os conceitos que podem ser aprendidos de diferentes maneiras, incluindo em cursos a distância relativos. Primeiramente, o relações-públicas deve mapear os públicos estratégicos do cliente: quem é a pessoa que segue e que compra a imagem ou o determinado produto? Isso é feito porque a opinião pública é o reflexo de tudo aquilo que a empresa ou a personalidade faz ou deixa de fazer - a audiência demonstra se está aprovando produtos, serviços, posturas, atitudes, trabalhos, entre outros. Por conta disso, o RP deve voltar seus olhos para o público-alvo estrategicamente, valorizando suas respostas, tanto positivas quanto negativas acerca de seu cliente.
Sabendo quem é o público, será mais fácil também promover a comunicação entre a empresa/pessoa e todos que o seguem. Além disso, será possível identificar quais grupos se mostram resistentes a gostar de tal produto/serviço, modificando estratégias para captá-los, ou seja, para fazer com que eles mudem de ideia.
As táticas mais apropriadas de comunicação externas para o RP são: a assessoria de imprensa, voltada para divulgar e estreitar o relacionamento do cliente com a mídia e influenciadores, visando a participação dele em matérias de jornal, revista, rádio, TV, portais, etc; gerenciamento de mídias sociais, trabalho inovador e imprescindível para empresas de todos os portes, no qual consiste em estreitar as relações com os públicos por meio de postagens interativas e fornecendo um canal fácil para ouvir opiniões e responder questionamentos; promoção de eventos, importantes para lançar produtos, marcas, atrair novos públicos, fidelizar antigos clientes, etc.
Ademais, é inquestionável a necessidade de aprender a gerenciar conflitos. Em nosso curso de relações públicas a distância você tem a chance de conhecer dicas para sobreviver aos inúmeros problemas que uma empresa pode vir a passar. O RP deve estar preparado para agir quando ocorrem reclamações variadas, mantendo a ética e a integridade de ambas as partes. Outros cursos a distância do portal também podem ajudar bastante nesse sentido, como o Curso Online Administrando Conflitos.
São inúmeras opções de cursos online com certificado que você pode realizar para mudar os rumos de sua carreira. Inicie esse processo com nosso curso online relações públicas, mas não deixe de conhecer outras capacitações relacionadas à comunicação e marketing para potencializar sua formação. Aqui no Educamundo, para aprender mais e melhor, você investe uma taxa única de R$ 79,90 e recebe o acesso para qualquer curso online do Pacote Master durante um ano inteiro. São mais de 1200 títulos de diversas áreas de atuação, faça sua inscrição agora!
Não deixe de expor suas impressões sobre nosso artigo ou dúvidas acerca dos cursos online do portal, fique à vontade. Continue acompanhando as novidades do blog, até uma próxima!