Gestão de qualidade é um conjunto de procedimentos voltados para a manutenção da qualidade de produção, processos e serviços de uma empresa, buscando aprimorar os produtos e serviços para satisfazer os consumidores e aumentar os lucros.
Sabe quando você compra um produto e ele é exatamente o que promete e atende perfeitamente às suas expectativas? Ou quando liga para o serviço de atendimento de uma loja e, além de ser bem atendido, tem seu problema resolvido – ou pelo menos as orientações sobre como resolvê-lo? Nesses casos há um sistema de gestão da qualidade atuando por trás desses tipos de processos, com o foco no cliente e sua satisfação.
Talvez você não saiba exatamente o que é gestão da qualidade ou, ainda, o que é uma auditoria interna, mas já deve ter ouvido falar. Não se preocupe, pois criamos este artigo para que você conheça os conceitos e aprenda, definitivamente, tudo o que esta relacionado ao tema, aprenda definitivamente tudo sobre gestão da qualidade e o que se relaciona a isso.
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Na gestão de processos, os métodos têm o cuidado de conduzir duas ações fundamentais: investimento de recursos na área comportamental - devido à importância das pessoas - e na área técnica, com o conhecimento de ferramentas de gestão da qualidade, técnicas e métodos propriamente ditos.
Fique atento a seguir, pois abordaremos essas duas ações. Prossiga a leitura e reflita sobre mudança organizacional, sistema de gestão da qualidade e garantia de qualidade.
Com a velocidade dos avanços tecnológicos, e com o mercado se transformando por consequência disso, o processo de mudança organizacional é inerente ao dia a dia das empresas e das pessoas. Mudança organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida nas empresas, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização e que traz algum impacto nos resultados e nas relações entre as pessoas no trabalho. Está diretamente ligada à gestão da qualidade, pois a implementação de um sistema de gestão implica em mudanças profundas na rotina de trabalho de uma empresa.
Algumas organizações podem parecer estáveis mas estão, na verdade, acomodadas com seu status atual. Apesar de tudo, as rotinas são cumpridas e os funcionários são promovidos ou contratados sem necessariamente serem competentes para assumir seus novos cargos. É natural que não se invista em capacitação profissional, seja pela organização ou pela iniciativa das pessoas de investirem em si mesmas. Mais cedo ou mais tarde a concorrência ultrapassa e a organização nem percebe o quanto ficou para trás.
No processo de mudança organizacional, os impactos, a instabilidade e as insatisfações são inevitáveis. O que pode amenizar isso é um bom planejamento e uma comunicação adequada, em todas as fases da implantação. Há que se promover o envolvimento das pessoas, porque a mudança real se dá de dentro para fora. Primeiro, influencia-se o indivíduo pelo conhecimento e a conscientização, depois o comportamento deste indivíduo e do grupo de sua relação.
Um Sistema de Gestão da Qualidade, conhecido pela sigla SGQ, é um conjunto de práticas relacionadas ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos, implantado pelas ferramentas de gestão da qualidade.
Os elementos que compõem o SGQ precisam estar bem estruturados e de forma que se consiga ter um controle dos processos. Seu objetivo é de analisar cada processo da empresa e fornecer um diagnóstico sobre o que pode ser aperfeiçoado a fim de melhorar a qualidade dos produtos e, dessa forma, atender as exigências dos clientes.
Após as ferramentas de gestão da qualidade estarem implementadas, e o SGQ pronto para o controle sobre o funcionamento dos processos internos e seus resultados, pode-se chegar à garantia da qualidade. Assim, tem-se um Sistema de Garantia da Qualidade.
Há que se ter o cuidado com a terminologia e não confundir Garantia da Qualidade com Controle da Qualidade. Garantia da Qualidade é uma ferramenta de gestão com foco nos processos e Controle da Qualidade é uma ferramenta corretiva com foco nos produtos.
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Um dos tópicos mais interessantes do Curso Online Gestão da Qualidade relaciona-se ao controle de qualidade, que mostra as metodologias usadas em processos de busca da qualidade. Elas se dividem em modelos clássicos e específicos. Veja a seguir cada uma delas.
+ Tudo sobre ISO 9001: saiba como implementá-la em 5 passos básicos
Trata-se de uma estratégia de administração direcionada ao processo de formação de uma consciência de qualidade em todas as pessoas e processos organizacionais envolvidos nos procedimentos das empresas. Isso para garantir que o cliente tenha suas necessidades e expectativas completamente satisfeitas, com relação ao que lhe está sendo oferecido.
O Gerenciamento da Qualidade Total é um sistema que abrange métodos, procedimentos e ferramentas de treinamento cuja função é gerenciar empresas com o objetivo de dar ao cliente a satisfação que ele procura em um meio em constantes mudanças.
A certificação pode ser implantada em qualquer empresa pública ou privada. Obter uma certificação da qualidade significa que a empresa utilizou de forma correta as ferramentas de gestão da qualidade e que atende os requisitos exigidos pela norma ABNT NBR ISO 9001 ou outro sistema de gestão, como o de gestão ambiental ou tecnologia da informação. Entre os benefícios de implantar esse sistema estão: passar uma imagem segura para o cliente e para os colaboradores, aumentar a produção e reduzir os custos.
Antes de compreender tudo sobre a ISO 9001, é preciso desvendar a sigla: ISO vem de International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização) e significa promover a uniformização de serviços e produtos. Para isso, utiliza normas que servem para melhorar a qualidade.
Existem vários métodos de gestão específicos, mas em nosso curso de gestão da qualidade vamos nos limitar aos mais utilizados ou relacionados diretamente com o assunto qualidade, como: a Metodologia Seis Sigma, Downsizing e Empowerment.
Amplamente utilizada na identificação e na implantação de melhorias nos processos internos das organizações, a Seis Sigma assegura custos menores de operação e, como resultado, aumento dos lucros.
A ferramenta promove mudanças, com o objetivo de agilizar o aperfeiçoamento de serviços, produtos e processos. Além disso, ter a qualidade Seis Sigma significa ter um produto com a probabilidade de apresentar defeitos muito baixa. Isso porque se cria uma cultura de utilização de metodologias, estratégias e ferramentas que melhoram os processos de análise e ajudam na tomada de decisão das organizações.
O Downsizing é uma forma de redefinição de responsabilidades e parâmetros e alinhamento dos objetivos estratégicos de uma empresa. Trata-se de um sistema que incentiva o acréscimo de atribuições aos colaboradores e reorganiza a pirâmide hierárquica, deixando-a horizontalmente organizada. Com isso, o poder de decisão de cada colaborador é aumentado, em todos os níveis organizacionais.
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O Empowerment é a delegação de poder aos colaboradores das organizações. Também denominado “empoderamento”, é bem o que significa a palavra: empoderar o cargo delegando novas atribuições. Isso significa que os colaboradores desenvolverão novas habilidades a fim de alcançar melhores posições dentro da organização.
Esse conceito figura como uma prática excelente para que as decisões sejam descentralizadas e se tenha uma gestão mais participativa, além de promover o desenvolvimento dos funcionários.
Pontos importantes sobre gestão de qualidade que você jamais deve esquecer:
O que faz o departamento de qualidade? O departamento de qualidade é o setor responsável - na figura do analista de qualidade - pela supervisão e execução dos procedimentos relacionados ao controle de qualidade e aos riscos dos produtos.
O que é gestão da qualidade total? Gestão de qualidade total é uma estratégia de administração de empresas focada em desenvolver uma consciência de qualidade em todos os processos organizacionais que envolvem os negócios.
O que é processo na gestão da qualidade? O processo na gestão de qualidade é um conjunto de ações tomadas dentro de uma organização estabelecida, por exemplo, fazer auditoria para verificar as peças defeituosas é um processo realizado dentro da gestão de qualidade.
As informações que demos ao longo do texto, referentes às exigências com relação à qualificação de profissionais, são todas resultado de pesquisas que fazemos sobre o mercado de trabalho. Você mesmo pode pesquisar e confirmar que quanto mais capacitado for, quanto melhor a qualificação, mais chances há de se ter uma boa colocação em organizações de todos os tipos.
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Para finalizar, queremos saber se você entendeu o que é gestão da qualidade e se gostou de nosso artigo. Deixe seu comentário, sugestão ou até mesmo dúvidas, se tiver. Bons estudos e sucesso!